Histórico

Bruxas à solta! É tempo de Halloween

Halloween é tradição antiga e já foi muito diferente

Está aberta a temporada de Halloween, data que nos Estados Unidos é comemorada o mês inteiro. Os moradores levam a sério a brincadeira e enfeitam as portas das casas, jardins, lojas e shoppings. Por todos os lados, as pessoas se deparam com zumbis, monstros e abóboras sorridentes. Mas é no dia 31 que todos os anos as crianças e adultos percorrem as casas da vizinhança no seu tradicional Trick or Treat.

Na Flórida não é diferente. Além das tradicionais festas nas escolas para a criançada que come doce à vontade nessa época, os bares, restaurantes e night clubs organizam várias festas para celebrar a data. Em West Palm Beach, a festa “Noite do Diabo” “Devil’s Night” será no Ann Norton Sculpture Garden (253 Barcelona Road, West Palm Beach) e reunirá mais de 600 pessoas fantasiadas. Em Hollywood, a comemoração será no dia 25 de outubro, na Seminole Way com DJs e muita animação.

Em Miami, o auge da festa acontece na famosa “Lincoln Road”, ponto preferido dos brasileiros que visitam a cidade. A Lincoln Road fica repleta de gente fantasiada por todos os lados. Confira programação abaixo.

História

Com a comercialização desenfreada sobre a data de 31 de outubro, o Halloween, muita gente nem se detém para saber de onde vem a comemoração. Mas a noite anterior ao dia de Todos os Santos (1º de novembro – criado no século 18 pelo Papa Gregório III) no começo era chamada de “noite das reverências” onde antigas civilizações usavam a data para celebrar o fim da colheita, e outros grupos acreditavam que este era o dia em que os mortos poderiam se comunicar com os vivos causando muito distúrbios e medo na comunidade.
Os irlandeses e escoceses começaram tudo numa forma mais tradicional. O povo celta, da Irlanda, celebrava a data com fogueiras à noite.
Segundo a história, isso atraía insetos e os morcegos vinham a seguir tentando aproveitar o banquete. As fantasias, máscaras e fantasias eram usadas para afastar os maus espíritos, assim como a abóbora desenhada e iluminada.

No entanto, os americanos nos séculos 19 e 20 foram aos poucos juntando uma coisa com outra e transformaram a data no famoso Halloween (Dia das Bruxas, em português). Atualmente a comemoração na América é febre e virou uma das melhores datas para o comércio. A venda de fantasias, promoção de festas e venda de doces fazem a alegria do comércio antes do Natal, o que tem feito muita gente copiar a idéia em outros países.

Parte da história do Halloween é a brincadeira “doce ou travessura” (trick-or-treating) quando as crianças e adultos fantasiados batem de porta em porta em busca de guloseimas. Tudo teve início ainda com as comemorações do Dia de Todos os Santos, quando os pobres batiam de casa em casa pedindo esmolas em troca de orações pelos mortos, porque o Dia de Finados era celebrado no dia seguinte (2 de novembro).

Como as atividades eram separadas apenas por alguns dias, com o tempo uniu-se uma coisa com a outra e o Halloween foi ficando com a cara que tem hoje. Agora, é comum as famílias com crianças manterem a fachada da casa decorada como sinal de que naquele casa há doces para a brincadeira. Muitos anos atrás, a brincadeira era mais séria e quem não tivesse os açucarados doces poderia ter a casa como alvo de pedradas ou outras brincadeiras por parte da meninada fantasiada. Atualmente, a prática não é muito segura e em países como Inglaterra a polícia já avisou que os pais podem ser processados por danos ao patrimônio alheio.

Em Broward, várias cidades estão promovendo suas festas com direito a muito doce grátis. Happy Halloween!

Agenda:

Miami – Lincoln Road Mall, 17 Street, South Beach, Miami. Durante todo o dia 31.

Pompano Beach – A cidade de Pompano promove o Trunk or Treat, concurso de decoração de carros. O evento será nesta sexta-feira (25) no Community Park.

Fort Lauderdale – Festa de Halloween do Croissant Park – Sábado (26) de 4 às 6pm. Croissant Park (245 W. Park Drive, Fort Lauderdale), (954) 828-6154.

Riverland Park Trick-or-Treat – Sábado (26) de 4 às 6pm. Riverland Park (950 SW 27th Avenue, Fort Lauderdale), (954) 828-5320.

West Palm Beach – Devil’s Night dia 26 de outubro, 7pm, Ann Norton Sculpture Garden (253 Barcelona Road, West Palm Beach)

Hollywood – 5711 Seminole Way, Hollywood, dia 25 de outubro. (954) 581-5454.

Boca Raton – Desfile de Halloween na 699 Ninth Ave NW

Coooper City – Trick or Treat loja em loja, sábado (26), das 10am ao meio-dia. Concurso de fantasias realizadas durante toda a manhã. Crianças devem ser acompanhadas por um adulto. (954) 434.4300 / www.CooperCityFL.org

Coral Springs – Casa mal assombrada no Ginásio de Coral Springs. Sexta (25) das 5pm às 7 pm, Coral Springs Gymnasium (2501 Coral Springs). (954) 345-2200.

Dania Beach – Festival da Família, quinta-feira (31) no Thomas Park (100 NW 8 Avenue, Dania Beach), das 5:30pm às 8:30pm. Comidas, bebidas e entretenimento.

Davie – Halloween Fest, dia 27 de outubro, das 1 às 6pm. Diversão para crianças de todas as idades. Robbins Open Space Park (4005 Hiatus Road).

Deerfield Beach – Halloween da Família, quinta-feira (24), das 6 às 9pm, Villages of Hillsboro Park.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo