Histórico

Bush recebe Lula amanhã

Visita de Lula aos EUA ocorre em momento promissor, diz embaixador brasileiro

A visita do presidenteLuiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos no final desta semana ocorreem um “momento promissor” para as relações dos dois países. A avaliação édo embaixador brasileiro em Washington, Antonio Patriota.
“É um momento promissor para a relação bilateral, em que os dois países cooperam em questões que podem ser consideradas estratégicas, não só para ambos, comoem nível mundial, a exemploda promoção dos biocombustíveis, da buscade um equacionamento para a Rodada de Doha, na Organização Mundial de Comércio (OMC), e da questão do Haiti”, afirmou hoje (28), em entrevista coletiva.
De acordo com ele,antesda visita presidencial haverá um reunião de técnicos para discutir questões referentes ao etanol – como o intercâmbio de pesquisa científica, a cooperaçãoentre o Brasil, os Estados Unidos epaíses da América Central e Caribe -dando prosseguimento ao fórum de combustíveis criado no início do mês.
Além de debatesem torno do etanol e da Rodada de Doha,deverão ser assinados memorandos de cooperação bilateral na área de educação, de prestação de assistência ao país africano de Guiné-Bissau e de troca de informações tributárias entre Brasil e Estados Unidos, além da criação de um fórum de altos executivos de empresas dos dois países.
Na sexta-feira (30), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reúne com a secretária norte-americana de Estado, Condolezza Rice, e a representante comercial dos Estados Unidos, Susan Schwab.
Lula chega aos Estados Unidos na sexta-feira noite. Ele se hospedará na Blair House, casa histórica utilizada para hospedar convidados da Presidência norte-americana, localizada em frente Casa Branca.
No sábado tarde, Lula se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, George w. Bush, em Camp David, a residência oficial de campo.Ele retorna ao Brasil no início da noite do mesmo dia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo