Bush transfere poderes a Cheney durante exame médico

0
624

O presidente invocou a 25ª Emenda à Constituição dos EUA para, voluntariamente, transferir seus poderes

Estado de S. Paulo

O presidente norte-americano, George W. Bush, transferiu temporariamente seus poderes ao vice-presidente, Dick Cheney, na manhã de sábado enquanto estava sedado para um exame de colonoscopia rotineiro.

Às 8h16 Bush invocou a seção 3 da 25a Emenda à Constituição dos EUA para, voluntariamente, transferir seus poderes enquanto permanece incapaz de cumprir seus deveres, disse o porta-voz da Casa Branca Scott Stanzel.

“O exame de colonoscopia começou”, disse Stanzel.

Bush, 61 anos, deve retomar seus poderes dentro de algumas horas, depois que os efeitos da anestesia tenham passado.

O artigo da Constituição foi utilizado apenas duas vezes antes na história dos EUA. Uma por Bush, em 2002, pelo mesmo procedimento médico, de apenas duas horas, e outra pelo então presidente Ronald Reagan, em julho de 1985, quando ele passou por uma cirurgia no intestino.

Previous articlePeso saudável ajuda longevidade, diz estudo
Next articleMorre Pepe Carvalho
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.