Histórico

Bush veta projeto de lei que prevê retirada no Iraque

O presidente americano, George W. Bush, vetou um projeto de lei do Congresso que relacionava os fundos para a guerra no Iraque com um cronograma de retirada das tropas do país

O projeto aprovado pelo Congresso concorda em liberar US$ 100 bilhões com a condição de que as tropas americanas comecem a ser retiradas do Iraque.
Desde que chegou ao cargo, é a segunda vez que Bush usa o veto presidencial.
Em discurso na Flórida, onde visitou a sede do Comando Central dos Estados Unidos, Bush alertou que retirar tropas muito cedo poderia transformar o Iraque em um “caldeirão de caos”.
“O sucesso no Iraque é crítico para a segurança das pessoas livres em todo lugar.”
‘Cinismo’
O projeto havia sido assinado pelos líderes do Congresso americano nesta terça-feira. Ao assinar o projeto, o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, pediu que Bush “ouça o povo americano”.
“Esta legislação respeita os desejos do povo americano de encerrar a guerra”, disse a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi.
O Senado aprovou na semana passada, com 51 votos a 46, a legislação que estabelece 1º de outubro como data para começo da retirada das tropas e 31 de março de 2008 como prazo final.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo