Histórico

Califórnia e Colorado dão início ao processo de emissão de carteiras

Enquanto na Flórida os imigrantes indocumentados recomeçam sua jornada pela aprovação de uma lei que permite-os dirigir como outros moradores no estado, Califórnia e Colorado dão início ao processo de emissao de carteiras de motorista (DL, em inglês).

Esta semana, o Departamento de Transporte do estado da Califórnia publicou um alerta pedindo para que os imigrantes se preparem para o teste escrito. O estado não quer repetir os números do estado vizinho, Nevada, onde 90% dos imigrantes indocumentados foram reprovados no teste escrito que inclui perguntas sobre leis trânsito locais e nacionais.

“Esse aviso é direcionado para os imigrantes, mas serve para todos. Geralmente a taxa de reprovação não é baixa porque o teste é difícil”, disse Lucia Lin, representante do Bay Area Policy Immigration Center, Califórnia.

Ela lembra que o website do Departamento de Transporte disponibiliza um guia de estudos em várias línguas, e o teste também está disponível em vários idiomas, porém o teste prático é conduzido, na maioria, por pessoas que só falam o inglês.

Colorado
No Colorado, cerca de 10 mil imigrantes indocumentados já deram entrada no processo de emissão da carteira de motorista desde o início do mês quando começou o período de inscrição. O Departamento de Transporte do estado já contratou quatro funcionários em período integral e outros 13 temporários para dar conta da demanda.

A lei que permite a emissão de carteira de motorista para pessoas que não tenham o número do social security (semelhante ao CPF brasileiro) e não comprovem situação imigratória legal no país foi aprovada em 2013. O documento será emitido a partir do dia 1 de agosto deste ano.

Por enquanto, os imigrantes estão dando início ao processo através da apresentação de documentos de identificação. O governo acredita que o dinheiro pago pelos imigrantes será suficiente para bancar os custos da emissão. A carteira custará $50.50 e o cartão de identificação, $14.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo