Histórico

Califórnia pode reavivar o ‘Dream Act’

Proposta de senador democrata pode legalizar estudantes imigrantes com boas notas

Poucos dias depois de os republicanos garantirem que não haverá reforma imigratória em 2008, uma boa notícia para os imigrantes veio da Califórnia. Segundo o senador Gil Cedillo, democrata de Los Angeles, ele está alinhavando um plano semelhante ao ‘Dream Act’, que favorece a estudantes indocumentados que entraram ainda crianças nos Estados Unidos e têm excelentes qualificações e resultados na escola. O objetivo é oferecer um visto temporário de residência a estes jovens para que eles possam concluir seus cursos universitários na América.

Cedillo disse que tem planos de trabalhar com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, para aprovar a chamada Lei SB 1301 (já apelidada de ‘Dream Act versão Califórnia): “É uma medida importante, que conta com apoio e que serve como instrumental para ajudar a preparar nossos estudantes para o futuro em uma economia que se transforma constantemente”, argumentou o senador.
Em 2007, o mesmo senador apresentou proposta semelhante, vetada pelo governador. Na época, Schwarzenegger discordou de um dos pontos cruciais do projeto, que tratava da possibilidade de imigrantes ilegais terem acesso à ajuda financeira por parte do estado e da União. A nova medida será apresentada ao Comitê de Educação do Senado ainda em março.

O ‘Dream Act’ foi apresentado ao Congresso pela primeira vez em 2003. De lá para cá, mais de 390 mil estudantes imigrantes concluíram a high school sem chances de realizar os estudos de nível superior, devido às restrições. “Não podemos desperdiçar mais tanto talento. Estamos jogando para for a dos Estados Unidos muito potencial”, advertiram representantes do Conselho Nacional da Raza, a organização hispânica mais forte na América.
O plano que poderá ser aprovado agora prevê que os beneficiados com o visto temporário deverão ser alunos que tenham boas notas na escola e excelente comportamento.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo