Histórico

Calor chega de vez ao sul da Flórida

Abril teve temperaturas acima da média nos três condados

Na semana passada, as temperaturas passaram dos 90º F em algumas áreas, cerca de 5 ou 6 graus acima do normal para a ápoca. A onda quente é resultado do mesmo sistema de baixa pressão que detonou tornados mortais e enchentes no Sudeste esta semana, disse o meteorologista Robert Molenda, do National Service Weather, em Miami.

A marca deve subir ainda mais neste sábado, possivelmente acima dos 95º, principalmente nos subúrbios mais a oeste. Podem ocorrer fortes tempestades à noite, informou o serviço. A temperatura deve cair no domingo, com menos umidade, graças à chegada de uma frente fria de final de estação.

O calor pode colidir com frentes frias durante maio e junho, o que coloca o sul da Flórida sob ameaça de tempo instável, de fortes tempestades com intensidade próxima de sistemas tropicais.

“Em maio, começa a esquentar”, disse Molleda. “É a época do ano quando algumas tempestades podem ficar feias, com muito vento, chuvas torrenciais e granizo”.

“O calor de agora não tem nada a ver com a temporada de furacões, que só começa em 1º de junho”, disse o meteorologista.

“As condições que estão gerando este calor de agora não são necessariamente as mesmas que indicam as possibilidades de um furacão atingir a região ou de se formar no Atlântico”, explicou.

Ainda que a temperatura dê um refresco no domingo, a previsão é de que o tempo quente volte no início da semana que vem.

É comum este aumento de temperatura já no final de abril, que marca o momento de transição entre as temporadas de seca e de chuvas.

Mas, este ano a média do mês ficou 2º acima do normal. As temperatura médias em abril foram de 76.2ºem West Palm Beach, 77.9º em Fort Lauderdale e 77.5º em Miami.

Abril também foi mais seco que o normal. Em West Palm Beach, a marca não passou de 1.04 polegadas, 3.66 abaixo do normal, e em Miami ela ficou em 1.18 polegadas, quase 2 abaixo do esperado.

Em Fort Lauderdale, entretanto, choveu mais, com a marca de 4.22 polegadas ficando 1.33 acima do normal para a época. A maior parte de toda essa água caiu nos dias 16 e 17.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo