Histórico

Câmara dos Deputados estaria preparando em segredo a reforma imigratória

Parlamentares de ambos os partidos deixam entender que é possível votar e aprovar o projeto em agosto próximo

Câmara dos Deputados estaria preparando em segredo a reforma imigratória

O líder republicano na Câmara (Speaker of the House), John Bohner, reiterou na terça-feira (29) que não há nenhuma “conspiração” armada para empurrar um projeto de reforma imigratória para o plenário, mas um parlamentar democrata não só confirmou que existe um plano nese sentido como também disse que ele não é segredo algum.

As informações contraditórias tornaram ainda mais nebulosas as negociações sobre a reforma que podem estar acontecendo na Casa.

Dois meses atrás, Boehner aplicou os freios na reforma, quando acusou o governo de falhar na tentativa de fazer cumprir a lei imigratória em vigor. Mas alguns líderes do GOP (Partido Republicano), incluindo o próprio Boehner, têm dado a entender que o projeto ainda está vivo.

O senandor democrata Chuck Schumer foi mais além, e disse num encontro, na segunda-feira (28), em New York, que o projeto já está em elaboração.

O jornal New York Daily News publicou que Schumer, um dos mais ativos defensores da reforma, disse no encontro que queria “compartilhar de um segredo: vamos passar o projeto e colocar a lei em vigor ainda este ano”.

Schumer previu que um projeto de reforma, que pode até mesmo ser o que já passou no Senado, deve ir a plenário.

Ele não é o único a fornecer pistas.

Na semana passada, a parlamentar republicana Cathy McMorris Rodgers (R-Wash.) já havia dito que “há um caminho para levar o projeto a plenário em agosto”, de acordo com o jornal The Spokesman-Review.

Tudo isso logo depois de Bohner afirmar que estava “determinado” a aprovar o projeto ainda este ano.

As declarações e suposições vêm junto com a especulação de que os líderes do GOP estão empenhados em dar continuidade à reforma, em grande parte pelo impacto que isso causaria no eleitorado latino.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo