Histórico

Campanha de Charlie Crist apoia driver license para indocumentados

Candidato a governador da Flórida, Charlie Crist, endossou o pedido da comunidade latina

DA REDAÇÃO COM JOSELINA REIS

FACEBOOK
Campanha de Charlie Crist apoia driver license para indocumentados

O candidato a governador da Flórida Charlie Crist afirmou, durante encontro com lideranças latinas que, se eleito, vai apoiar a emissão de carteiras de motoristas para imigrantes indocumentados. A afirmação foi feita durante a inauguração do seu comitê para a campanha rumo a Tallahassee, em Miami no dia 15 de agosto. Ativistas conseguiram que Charlie e a vice na sua chapa, Annette Taddeo, endorsassem as campanhas que as ONGs realizam na Flórida em prol da liberação da carteira para todos.

A ONG floridaimmigrant.org criou uma petição pública (Drive Safe Sunshine State) onde solicita a adesão da comunidade imigrante para pressionar os políticos em Tallahassee a aprovarem uma lei que facilite a emissão do documento. Por lei, para conseguir dirigir no estado legalmente, o futuro motorista precisa apresentar documentos que comprovem o seu estado imigratório.

A petição pode ser assinada online através do endereço eletrônico http://floridaimmigrant.org/our-work/drive-safe-sunshine-state-2/. A agenda de eventos, onde a comunidade imigrante pode se reunir e discutir formas de exigir dos políticos mais benefícios, pode ser acompanhada pela página do facebook – https://www.facebook.com/drivesafesunshinestate.

O advogado Darren Covar lembrou que a participação da comunidade brasileira ainda é tímida. “Mesmo aqueles que não podem votar, podem participar ajudando a divulgar o assunto. Mas os brasileiros devem participar mais nessa campanha”, esclareceu o ativista, tentando convocar os brasileiros a se engajarem nos trabalhos das ONGs que lutam pelos direitos dos imigrantes indocumentados. Os brasileiros que quiserem participar da campanha em prol da carteira de motorista para todos no estado da Flórida podem obter informação pelo telefone (954) 312-3662. De acordo com Covar a campanha precisa de voluntários, principalmente agora, durante a reta final da campanha para governador.

Charlie Crist conseguiu a maioria durante as prévias de agosto e vai representar o partido Democrata na campanha para o cargo de governador do estado. Ele já comandou o estado de 2007 a 2011 quando foi sucedido pelo atual governador, o republicano, Rick Scott. As eleições acontecem no dia 4 de novembro.

Flórida
Alguns poucos imigrantes que estão em situação complicada com a imigração, mas já possuem a aprovação do formulário I-601A podem conseguir o benefício da carteira desde 25 de junho deste ano. Desde essa data, o Departamento de Veículos e Segurança nas Estradas (Florida DMV) está aceitando como prova de ‘presença legal nos Estados Unidos” a aprovação desse formulário.

Imigrantes indocumentados cônjuges, filhos solteiros menores de 21 anos e pais indocumentados de cidadãos americanos podem ser beneficiados com a I-601A desde 4 de março de 2013, quando o Departamento de Imigração (USCIS) fez uma alteração na lei do castigo.
Fora isso, os imigrantes indocumentados não têm muitas oportunidades para dirigir no estado legalmente. O atual governador da Flórida, Rick Scott, assinou recentemente lei aprovada pelos senadores da Flórida que dá direito aos jovens Dreamers (imigrantes que conseguiram o benefício do Deferred Action for Childhood Arrivals) de ter acesso aos mesmos preços das mensalidades escolares que os ‘legalizados’, porém eles continuem sem a possibilidade de dirigir.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo