Histórico

Campanha na Flórida pede pela carteira de motorista para imigrantes

Reunião acontece no sábado (27) em Miami e quer pressionar autoridades do estado a oferecer o privilégio a todos

DA REDAÇÃO

DIVULGAÇÃO
Campanha na Flórida pede pela carteira de motorista para imigrantes

Neste sábado, 27 de setembro, um grupo de ativistas que lutam pelos direitos dos imigrantes no sul da Flórida vai promover um encontro para informar o público sobre a campanha “Flórida Dirija com Cuidado” (Drive Safe Sunshine State , em inglês). A ideia também é planejar os próximos passos para pressionar o governo do estado a aprovar uma lei que ofereça o benefício da carteira de motorista para todos no estado, independemente das condições imigratórias. Para isso, o grupo está reunindo assinaturas para um abaixo-assinado.

Aproximadamente um milhão de motoristas na Flórida não têm carteira de motorista e ou seguro do carro. As leis estaduais exigem uma prova de status legal no país para conseguir a licença. Na opinião do grupo de ativistas, se os imigrantes conseguissem o benefício as estradas seriam mais seguras e aumentaria a receita do estado, o que daria um impulso à economia local.

“Dirigir com uma carteira de motorista mudaria minha vida, não só porque eu poderia dirigir sem medo de ser presa ou deportada, mas também porque eu não me sentiria como uma criminosa indo ao médico ou fazer compras de casa,” diz Maria Bilbao, uma mãe indocumentada que vive no sul da Flórida há 14 anos e é cofundadora do “Famílias Unidas” (United Families, em inglês), uma organização de apoio às famílias indocumentadas, como a dela.

“Permitir que todos os motoristas tenham uma carteira de motorista seria bom para nossa economia, porque como eu, muitas pessoas poderiam comprar carros novos e conseguir contratar seguro nos próprios nomes. Eu também me sentiria mais segura dirigindo com a carteira de habilitação, isso aumentaria a segurança nas estradas para todos”, finaliza a ativista.

Há outros 11 estados que aprovaram legislações similares, oferecendo o direito aos imigrantes indocumentados, são eles: Califórnia, Colorado, Connecticut, Illinois, Nevada, New Mexico, Oregon, Utah, Vermont, Washington, Maryland and Washington D.C. Na Flórida, um projeto semelhante chegou a ser apresentado, mas nunca chegou a ser concluído.

Recentemente, o candidado ao governo do estado, Charlie Crist endossou o pedido dos milhares de imigrantes no estado e afirmou que, se eleito nas eleições de novembro, vai estar ao lado dos indocumentados.

Serviço
Campanha “Drive Safe Sunshine State”
Data: 27 de setembro
Horário: 3pm até 5pm
Endereço: Mission Altagravia (1779 NW 28th St, Miami)
Evento: Reunião pública sobre a carteira de motorista para imigrantes
Preço: Entrada franca
Contato: floridaimmigrant.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo