Antonio Tozzi Esportes

Campeonatos estaduais em fase de decisão

Como o Campeonato Brasileiro começa em meados de maio, este mês de abril terá várias decisões para as principais equipes do futebol brasileiro que buscam o título de campeã regional. Após várias partidas nas fases de classificação, confirmou-se o que todos previam, ou seja, os times mais estruturados do futebol brasileiro garantiram presença nas fases decisivas.

Campeonato Paulista

O Paulistão terá suas segundas partidas das quartas de final disputada em conta gotas, isto é, os jogos estão programados para iniciar na sexta-feira e terminar na segunda-feira. Isto ocorre por causa da recomendação da Polícia Militar de São Paulo que não aprova a realização de duas partidas envolvendo times de grandes torcidas em uma mesma cidade. Em razão do trio de ferro ter feito melhor campanha do que seus adversários, eles mandarão seus jogos na capital paulista. E, por decisão da diretoria, o Santos também jogará no Pacaembu a fim de atender aos pedidos de seus torcedores que moram em São Paulo.

Atual situação das quartas de final do Paulistão:

Jogo 1 (Domingo – 04/02) em Novo Horizonte

Novorizontino 1 x 3 Palmeiras

Jogo 2 (Sexta-feira – 04/07) em São Paulo

Palmeiras x Novorizontino

Jogo 1 (Sábado – 04/01) no Morumbi

Linense 0 x 2 São Paulo*

Jogo 2 (Sábado – 04/08) no Morumbi

São Paulo x Linense

Jogo 1 (Sábado – 04/01) em Ribeirão Preto

Botafogo 0 x 0 Corinthians

Jogo 2 (Domingo – 04/09) em São Paulo

Corinthians x Botafogo

Jogo 1 (Domingo – 04/02) em Campinas

Ponte Preta 1 x 0 Santos

Jogo 2 (Segunda-feira – 04/10) em São Paulo

Santos x Ponte Preta

Os vencedores de cada grupo classificam-se para as semifinais. Palmeiras e São Paulo têm grande vantagem e podem perder até por 1 a 0 que passam para a próxima fase. O Corinthians precisa vencer. Empate em 0 a 0 leva decisão para os pênaltis e empate com gols garante o Botafogo de Ribeirão Preto nas semifinais. A situação mais difícil é a do Santos que tem de reverter a vantagem da Ponte Preta, do artilheiro William Potker, para ir para a próxima fase.

*O São Paulo teve privilégio em relação aos demais porque o Linense aceitou jogar as duas partidas no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em virtude de seu estádio estar em reforma e por enquanto não ter condições de receber jogos com muitos torcedores. O time de Lins, no entanto, poderia ter escolhido jogar em outra cidade do interior paulista.

São Bernardo e Audax, respectivamente vice-lanterna e lanterna do Paulistão, foram as equipes rebaixadas para a Série B.

Campeonato Carioca

Os torcedores cariocas terão uma overdose de clássicos até o final da competição. No sábado (04/08), Vasco e Flamengo farão o Clássico dos Milhões no Maracanã, enquanto Botafogo e Fluminense se enfrentarão no Engenhão no domingo (04/09) pelas semifinais da Taça Rio. Os vencedores farão a final da Taça Rio no outro final de semana.

Taça Rio

Jogo 1 (Sábado – 04/08) no Maracanã • Vasco da Gama x Flamengo

Jogo 1 (Domingo – 04/09) no Engenhão • Botafogo x Fluminense

O título da Taça Rio, na verdade, vale apenas pela taça porque os quatro grandes decidirão o campeão carioca nas semifinais que envolverão Flamengo e Botafogo e Fluminense e Vasco da Gama. Os ganhadores farão a grande final no dia 7 de maio.

Semifinais do Cariocão

Jogo 1 (Sábado – 04/22) no Maracanã • Flamengo x Botafogo

Jogo 1 (Domingo – 04/23) no Maracanã • Fluminense x Vasco da Gama

Campos e Tigres do Brasil, respectivamente vice-lanterna e lanterna do Cariocão, foram as equipes rebaixadas para a Série B.

Campeonato Gaúcho

O Gauchão segue a fórmula adotada pelo Paulistão. A primeira rodada das quartas de final foi completada na quinta-feira (04/06) com a partida entre Internacional e Cruzeiro-RS.

Aqui está como ficou a situação do Campeonato Gaúcho entre os oito classificados:

Jogo 1 (Sábado – 04/01) em São José do Sul

São José-RS 0 x 2 N. Hamburgo

Jogo 2 (Sábado – 04/08) em N. Hamburgo

Novo Hamburgo x São José-RS

Jogo 1 (Domingo – 04/02) em Veranópolis

Veranópolis 0 x 2 Grêmio

Jogo 2 (Sábado – 04/08) em Porto Alegre

São Paulo x Linense

Jogo 1 (Domingo – 04/02) em Caxias do Sul

Juventude 0 x 1 Caxias

Jogo 2 (Domingo – 04/09) em Caxias do Sul

Caxias x Juventude

Jogo 1 (Quinta-feira – 04/06) em Porto Alegre

Internacional x Cruzeiro-RS

Jogo 2 (Segunda-feira – 04/10) em Porto Alegre

Cruzeiro-RS x Internacional

Ypiranga e Passo Fundo, respectivamente vice-lanterna e lanterna do Gauchão, foram as equipes rebaixadas para a Série B.

Campeonato Mineiro

O Mineirão tem neste final de semana sua última rodada da fase de classificação. Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG já estão classificados, e a vaga que resta está sendo disputada por URT de Patos de Minas, que tem 16 pontos; Caldense e Tombense, de Poços de Caldas e Tombos, ambos com 14 pontos, e Uberlândia, com 13 pontos.

As semifinais têm dois clubes definidos. Galo e Raposa, por terem feito as melhores campanhas, levam vantagem sobre seus futuros adversários.

Situação do Campeonato Mineiro para as semifinais:

Jogo 1 (Domingo – 04/16)

4º colocado x Atlético-MG

Jogo 2 (Domingo – 04/23) em Belo Horizonte

Atlético-MG x 4º colocado

Jogo 1 (Domingo – 04/16)

3º colocado x Cruzeiro

Jogo 2 (Domingo – 04/23) em Belo Horizonte

Cruzeiro x 3º colocado

A definição dos terceiro e quarto classificados ocorre no domingo (04/09). As probabilidades de o Coelho ser o terceiro colocado são grandes porque um simples empate com o Vila Nova no Estádio Independência praticamente garante esta posição, pois está com 18 pontos ganhos. A URT, por sua vez, tem um jogo muito difícil contra o Tombense fora de casa. Os locais das primeiras partidas das semifinais dependem desta classificação.

Tricordiano e América TO, respectivamente vice-lanterna e lanterna do Mineirão, foram as equipes rebaixadas para a Série B.

Brasileiros na Copa Sul-Americana

Os clubes brasileiros estrearam na fase internacional esta semana. O primeiro a jogar foi o Cruzeiro que recebeu o Nacional do Paraguai na terça-feira (04/04) e venceu o adversário por 2 a 1, com gols de Thiago Neves e Ábila e Jonathan Santana para os paraguaios. As equipes voltarão a se encontrar no Paraguai no dia 10 de maio.

Dois empates

A quarta-feira (04/05) foi boa para os times brasileiros. O pior resultado foi o da Ponte Preta que ficou no 0 a 0 com o Gimnasia La Plata da Argentina no Estádio Moisé Lucarelli em Campinas. O jogo de volta está marcado para o dia 9 de maio. O São Paulo também não saiu do 0 a 0 com uma equipe argentina, o pequeno Defensa y Justicia e agora precisa derrotar o adversário no dia 11 de maio.

Duas vitórias

Fluminense fez sua lição de casa e venceu o Liverpool do Uruguai por 2 a 0 (gols de Henrique Dourado e Richarlison) no Maracanã, com presença de bom público. Cerca de 30 mil torcedores incentivaram o Tricolor carioca que voltará a enfrentar os uruguaios em Montevidéu no pequeno estádio de Belvedere. O Corinthians também soube se impor diante da Universidad de Chile e bateu o adversário por 2 a 0 (gols de Rodriguinho e Jadson) na presença de mais de 22 mil pagantes. Os times voltam a se enfrentar no dia 10 de maio em Santiago e todos esperam que não haja nenhum incidente porque a torcida chilena, embora em pequeno número, desafiou os corintianos e promoveu atos de vandalismo no Itaquerão, prejuízo que o Timão tentará ver ressarcido. Na quinta-feira (04/06), Sport Club do Recife recebeu o Danubio na capital pernambucana e viajará para Montevidéu no dia 11 de maio quando voltará a jogar contra a equipe uruguaia.

Recopa em clima de festa

Terça-feira, 4 de abril de 2017. Esta data marcou o encontro entre Atlético Nacional e Chapecoense em partida que deveria ter sido jogada no dia 30 de novembro de 2016, mas não ocorreu por causa do fatídico incidente que matou quase toda equipe catarinense. Nesta partida, torcedores, dirigentes e jogadores da Chapecoense fizeram uma bela homenagem aos colombianos pela grande solidariedade da equipe e dos habitantes de Medellín. Apesar do clima de amizade, a Chapecoense aproveitou o fator casa e venceu o Alviverde colombiano por 2 a 1 com gols de Reynaldo, de pênalti, e de Luiz Otávio, com Macnelly Torres marcando um belo gol para o Atlético Nacional. Os clubes voltarão a se enfrentar no dia 10 de maio no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo