Cantora brasileira leva o samba para Israel

0
1561

Canção de Elisete foi escolhida para ajudar a difundir a capoeira e agora ela se prepara para show nos EUA

Joselina Reis

Elisete
Elisete, em apresentação em Israel

O samba brasileiro e a capoeira definitivamente conquistaram o mundo, e o novo palco é Israel, país no Oriente Médio conhecido por seus conflitos religiosos. Por lá, quem foi escolhida para embalar o gingado dos que praticam arte/dança foi a brasileira Elisete. Cantora baiana, criada no Rio de Janeiro, mas radicada em Jerusalém, Elisete prepara agora sua turnê e quer chegar aos EUA.

A música ‘Capoeira’ foi escolhida como trilha sonora do vídeo Holy Capoeira que mostrou o avanço da arte marcial brasileira no país. Ela conta que a capoeira tem sido muito divulgada em Israel. “Aqui, toda criança sabe o que é capoeira e muitos a praticam em escolas ou centros culturais. Além disso, há muitos brasileiros vivendo em Israel”, revelou a cantora que foi para a Israel na década de 90 atrás do namorado e nunca mais voltou ao Brasil.

Elisete só começou a carreira quando chegou no oriente médio. No início ela trabalhava como professora de dança foclórica brasileira para crianças israelenses em escolas e centros culturais. “Eu posso dizer que foi através dessas crianças que re-descobri a minha verdadeira vocação que é a música. As crianças me perguntavam o significado das canções que lhes ensinava e ai comecei a traduzir e cantar para elas em hebraico. Com o tempo decidi tentar escrever uma canção original em hebraico. Assim eu comecei”, lembra.

Desde então, a ‘barioca’, palavra que ela usa para definir sua nacionalidade brasileira, já gravou 4 CDs, com canções em hebraico e português. Em junho deste ano, ela vai lançar seu novo trabalho ‘Simplesmente Elisete’ que terá canções em português, inglês, hebraico e italiano. “Eu falo 7 línguas e assim resolvi fazer um disco que abranjesse algumas desses idiomas”, revela a brasileira que também apresenta um programa de TV em italiano e empresta sua voz para musicas infantis no canal no Youtube Baby TV Brasil.