Imigração Notícias

Caravana com centenas de imigrantes segue a pé rumo à fronteira

Grupo, na maioria da América Central e Caribe, já chegou ao México

Migrants join a caravan heading to Mexico City, in Huixtla, Mexico October 27, 2021. REUTERS:Daniel Becerril

Centenas de pessoas da América Central e do Caribe estão caminhando rumo à fronteira dos Estados Unidos para buscar asilo. Segundo informações da Reuters, o grupo chegou ao México na terça-feira (26).

A maioria dos integrantes da caravana é de famílias com crianças. Na terça, eles pararam na cidade de Huixtla no México para descansar e se preparar para a jornada a pé no dia seguinte.

Arleth Chavez, da Guatemala, disse à Reuters que eles estão andando em grupo desde o fim de semana. “Meus pés estão queimando, estão cheios de calos por causa da caminhada”, disse.

O objetivo da maioria dos integrantes da caravana é solicitar asilo e conseguir entrar nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida.  Alguns integrantes do grupo, no entanto, almejam chegar à Cidade do México, onde esperam que o processo de asilo possa ser mais rápido.

Mais de 1.7 milhão de imigrantes tentaram atravessar a fronteira no ano fiscal de 2021 (entre outubro de 2020 e setembro de 2021), um recorde nunca registrado, segundo o governo.

Na semana passada, o Departamento de Homeland Security (DHS) anunciou a criação de um grupo de inteligência para monitorar a chegada dessas caranvas de imigrantes e evitar que grandes grupos, como o de haitianos há algumas semanas, tentem entrar de uma só vez. (Com informações da Reuters)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo