Imigração Notícias

Caravana pela reforma chega ao sul de Flórida

A caravana do sul da Flórida faz parte da Caravana de Verão pela reforma imigratória que começou em 5 de agosto terminará em 9 de setembro e cobre mais de 20 estados.

Organizações pró-imigrantes e ativistas da caravana “Diga sim para a cidadania” pressionarão durante três dias dois parlamentares republicanos para que liderem o debate da reforma imigratória na Câmara de Deputados.

A caravana baterá nas portas dos legisladores Ileana Ros Lehtinen e Mario Díaz-Balart e lhes pedirá que, por sua vez, pressionem sua bancada para que debatam no plenário e aprovem uma iniciativa com caminho à cidadania para os indocumentados.

Um projeto com estas características foi aprovado no final de junho pelo Senado, mas a liderança republicana da Câmara advertiu que discutirá uma versão própria.

O presidente do Congresso, John Boehner (republicano de Ohio), anunciou em junho a vigência da regra Hastert, que só permite debater iniciativas que tenham o apoio da maioria da maioria.

A maioria da maioria dos 234 republicanos na Câmara soma 118. Na quarta-feira (15), um grupo de 23 republicanos, entre eles Lehtinen e Díaz-Balart, declararam apoio a uma reforma imigratória com cidadania. Estes 23 mais os 195 votos democratas somam os 218 necessários para aprovar uma lei no plenário da Câmara, mas a regra Hastert consegue frear a votação.

O objetivo da caravana, que começou nesta quinta-feira (15) e finaliza no sábado (17), “é pedir a ambos representantes que tomem medidas concretas mais fortes para forçar o Congresso a aprovar a reforma imigratória”, disse a Florida Immigrant Coalition.

O projeto de lei que vem sendo redigido pelo Grupo dos Sete, entre os quais está Díaz-Balart, inclui uma via de legalização para indocumentados que careçam de antecedentes criminais e se declarem culpados de violar as leis dos EUA. Desde que começou o recesso de verão do Congresso, mais de 350 organizações em todo o país realizam atividades de pressão sobre congressistas republicanos para que avancem o debate da reforma na Câmara.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo