Histórico

Carolina do Norte pode ser próximo estado a autorizar indocumentados a dirigir

Projeto de lei prevê identidade especial para imigrantes que inclui autorização para conduzir

Harry Warren, deputado republicano
Harry Warren, deputado republicano autor do projeto

A Carolina do Norte pode ser o próximo estado a liberar uma autorização para imigrantes indocumentados dirigirem. Um comitê da Assembleia do estado aprovou com facilidade um projeto de lei que garante a carteira mesmo para quem está ilegalmente nos Estados Unidos.

O projeto prevê a criação de uma “ID restrita” estadual para os indocumentados residentes no estado que forneçam impressões digitais e passem por uma verificação de antecedentes.

“A lei não tem nada a ver com imigração ou reforma imigratória”, disse em entrevista o autor do projeto, o deputado republicano Harry Warren. “É sobre segurança pública.”

A nova identidade proposta inclui a concessão do privilégio para conduzir, depois que o proponente passe os devidos testes de direção e faça o seguro. “Não deve ser de forma alguma confundida com a carteira de motorista da Carolina de Norte.”

A identidade restrita vai permitir que os indocumentados dirijam, mas não pdoerá ser usada como forma de identificação para votar, ter acesso a repartições públicas ou embarcar em aviões.

Há cerca de 100 mil imigrantes indocumentados no estado em idade legal para dirigir.

O conselheiro legal da North Carolina Association of Chiefs of Police, Fred Baggett, disse que sua associação é favorável à medida, porque vai reduzir o número de identidades falsificadas com que os policiais se deparam durante a patrulha das ruas.

O projeto agora segue para o Comitê Financeiro da Assembeia antes de ser posto à votação em plenário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo