Histórico

Cartunista busca recorde de caricaturas

Jorge Grosso, do AcheiUSA Newspaper, participa de conferência em espanhol na cidade de Tampa

Jorge Grosso, o cartunista colombiano Jorge Grosso, o cartunista colombiano do AcheiUSA, participa neste final de semana do evento “Do tapete vermelho, aos mestre da Internet”, programado para os dias 6, 7 e 8 de setembro, em Tampa, na Flórida.

Para este evento, Grosso deve estabelecer um novo recorde mundial de caricatura, ao fazer um livro eletrônico em um dia, com a criação e a realização de mais de 110 caricaturas que formarão um livro que será posto imediatamente na internet.

Grosso, que tem 33 anos como cartunista, utilizará para desenhar desde uma caneta com tinta chinesa até um tablet digital, passando por aquarelas, esferográficas, lápis, marcadores e todos tipos de elementos de desenho. Grosso publica cartuns e tiras cômicas em jornais dos Estados Unidos e da América Latina, e estabeleceu os seguintes recordes:

Recorde Mundial de Caricatura 1997. Feira Internacional do Livro, Bogotá, Colômbia. Desenho de 545 caricaturas de fisionomia.

Recorde Mundial de Caricatura 1998. Feira dos gibis La Conque, Cidade do México. 550 caricaturas de fisionomia.

Recorde Mundial de Caricatura 2010. Feira Internacional do Livro, Bogotá, Colômbia. Criação de 107 caricaturas sobre diversos temas que formaram um livro que foi criado, desenhado e impresso em um dia.

Sobre este último feito, o jornalista e escritor colombiano Daniel Samper Pizano, autor do prólogo do livro, escreveu:
“Grosso, o incansável e imaginativo humorista gráfico, se propôs a bater um recorde. E me explicou assim: ‘Como parte do projeto de meu primeiro filme de longa-metragem de desenhos animados, vou estabelecer um recorde de caricaturas, consistente para criar e desenhar um livro em um dia, dentro da Feira do Livro de Bogotá. O livro estará pronto e impresso, na versão digital e na web”.

Lendo a mensagem de Grosso fico sabendo de outra coisa. ‘Trata-se de criar e desenhar 100 ideias em um dia’, explica o artista.

Ou seja, são 100 ideias, 100 desenhos em um dia. Salvo um erro matemático, a VCID (Velocidade Criativa de Ideias e Desenhos) é de 4,16 ideias por hora. Isto é, cerca de uma ideia a cada quinze minutos. Esclareço: uma ideia realizada, pois não basta imaginá-la na cabeça, mas Grosso se propôs a converter cada uma delas em uma criatura, em uma imagem visível em papel e na tela. Este livro é um recorde. Uma marca mundial.

Quem quiser saber mais informações sobre o evento, pode acessar este link: http://losmaestrosdeinternet.com/?inf_contact_key=563493b91d5ccf30e31675f703dc50fcf23902e4251deb8ead7bd8dfc5aa8023.

Baixe nosso aplicativo