Brasil

Casa em favela de Belo Horizonte vence concurso internacional de arquitetura

O “barraco” na maior favela da capital mineira concorreu com moradias do mundo todo e foi eleito a casa favorita do público no voto popular

O proprietário Kdu dos Anjos na premiada Casa no Pomar do Cafezal, em BH. Foto: Leonardo Finotti / ArchDaily

Uma construção na maior favela de Belo Horizonte, em Aglomerado da Serra, venceu o concurso de “Casa do Ano 2023” do ArchDaily, um dos principais portais de arquitetura do mundo, nesta quinta-feira (23). O “barraco” do artista mineiro Kdu dos Anjos, também conhecida como Casa no Pomar do Cafezal, concorreu com mais de 1,6 mil moradias do mundo todo, e foi eleita a construção favorita do público no voto popular.

Com 66 metros quadrados, sem reboco ou pintura, o projeto é Coletivo LEVANTE, um grupo de arquitetos voluntários que tem o foco a construção de moradias em favelas e periferias. Para o dono da residência, a conquista representa uma vitória para toda a comunidade de Aglomerado da Serra. “Geralmente a notícia é de violência, tiro, porrada, bomba, barraco caindo. Mas hoje é um barraco subindo, e subindo para o topo do mundo”, comemora Kdu dos Anjos.

Segundo o portal organizador do prêmio, os vencedores do concurso são um exemplo concreto da boa arquitetura, que deve lidar com questões como densidade populacional, urbanização acelerada, desigualdade social, escassez de moradia e preocupações climáticas. Criado por dois arquitetos chilenos e sediado em Santiago do Chile, o ArchDaily é o site de arquitetura mais visitado da web.

Veja fotos do projeto vencedor em Belo Horizonte:

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo