Histórico

Caso de brasileiro pode mudar a lei na Flórida

Barulho causado pela “adverse possession” usada por André Barbosa chamou atenção das autoridades

A tentativa do brasileiro André Barbosa de se apossar de uma mansão de $2.5 milhões em Boca Raton recorrendo a uma quase desconhecida lei imobiliária da Flórida, a “adverse possession”, despertou a atenção das autoridades e também de vários imitadores que estão usando este tipo de recurso. Há até mesmo um deles, chamado Tommie L. Milton Jr., que tentou apossar-se de uma mansão na Atlantic Boulevard, em Fort Lauderdale, que tem piscina e quadra de tênis e está avaliada em $4.6 milhões. Ele foi capturado pela polícia e retirado do imóvel.

Diante desta nova onda de aproveitadores, a avaliadora de propriedades do condado de Broward, Lori Parrish, que disse ter sido obrigada a aceitar outras solicitações de “adverse possesion”, acha que está mais do que na hora do Legislativo da Flórida revogar esta lei antiquada. “Em 1876, quando a Flórida tinha vasta extensão de terra, a lei atendeu a um propósito que não serve mais para 2013”, destacou Parrish.

Alguns parlamentares, como o deputado estadual dmocrata Irving Slosberg, concorda com a avaliadora, mas outros discordam. A senadora estadual democrata Maria Sachs afirmou não estar tão convicta de que revogar a lei é uma boa ideia. Segundo ela, “o episódio do ‘Loki Boy’, como se autodenominou Barbosa, serve para mostrar as imperfeições do mercado e a necessidade de se consertar este problema”.

Jeff Weinberger, de Fort Lauderdale, é um ativista em prol de moradias. Ele também acha importante manter este recurso porque os bancos não tomam providências em relação aos imóveis vazios “enquanto há milhões de vidas destruídas por causa da crise imobiliária que se instalou no país”. Ele até mesmo tentou comunicar-se com Barbosa para ajudá-lo a permanecer no imóvel, mas não obteve resposta.

Sem dúvida, isto precisa ser corrigido urgentemente porque há cerca oito mil imóveis vazios no condado de Broward e outros 7,100 no condado de Palm Beach.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo