Brasil

Casos de coronavírus despencam em cidade brasileira que teve 75% da população vacinada

Instituto Butantan realizou estudo na cidade de Serrana, no interior de SP, que viu redução em 95% o número de mortes por covid-19

CoronaVac (Foto Instituto Butantan)

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, viu o número de mortes por coronavírus cair mais de 95% depois de ter 75% da população vacinada com a CoronaVac. Já o número de casos sintomáticos da doença caiu 80% e a quantidade de hospitalizações teve uma queda de 86%. Os dados foram divulgados esta semana pelo Instituto Butantan, um dos fabricantes da vacina.

“O estudo indica que com 75% da população imunizada com duas doses da vacina, a pandemia foi controlada em Serrana e isso pode se reproduzir em todo o Brasil”, disse João Doria, governador de São Paulo.

A CoronaVac é uma vacina contra a covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan e faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina é aplicada em duas doses.

O estudo, chamado de Projeto S, teve início no dia 17 de fevereiro e o objetivo era vacinar toda a população adulta da cidade para avaliar a efetividade da CoronaVac. Serrana tem cerca de 45 mil habitantes, dos quais 38% são menores de 18 anos, que ainda não podem ser vacinados por falta de estudos clínicos para essa faixa etária.

O Projeto S previa vacinar 28.380 adultos com mais de 18 anos que vivem na cidade. Desse total populacional, 97,7% tomaram a primeira dose do imunizante (o que corresponde a 27.722 pessoas) e 95,7% completaram seu esquema vacinal, tomando também a segunda dose (27.160 pessoas).

Serrana foi escolhida porque apresentava alto índice de prevalência de infecções por covid-19, além de estar perto de um centro universitário e ter um hospital regional. Para o estudo, a cidade foi dividida em quatro áreas, que foram vacinadas com uma semana de diferença entre elas. A primeira área a ser vacinada, definida por sorteio, foi a verde, seguida pelas áreas amarela, cinza e azul. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo