Catarinense Tiago Splitter é campeão da NBA

0
411

Catarinense é o primeiro brasileiro campeão da NBA e já confirmou presença na Seleção Brasileira de Basquete

Foto: Scott Ball
Tiago Splitter

O catarinense Tiago Splitter fez história esta semana ao ganhar o campeonato americano de basquete pelo San Antonio Spurs. O time venceu o tricampeão, Miami Heat, e levou a taça da NBA. No melhor de sete, o Spurs levou 4 jogos trazendo o anel de campeão mais cedo para o Texas. O Miami Heat, de Lebron James, conseguiu apenas uma vitória nas finais.

Com a vitória no domingo (15), o pivô Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga que todos os jogadores de basquete do planeta sonham disputar.

Titular durante a maior parte da temporada, o catarinense Splitter contribuiu com três pontos, dois rebotes, duas assistências e uma efetiva participação na defesa nos 11 minutos no qual ele esteve em quadra. O cestinha da última partida desta temporada foi LeBron James, com 31 pontos.

Os Spurs ganharam em casa, no AT&T Center, em San Antonio (TX). A plateia ajudou, mas foi a garra dos jogadores que marcou presença em quadra. O Miami Heat começou com força, mas não deu conta dos texanos que levaram a noite por 104 a 87.

O catarinense só conseguiu acreditar na vitória nos últimos minutos da partida. “No basquete pode acontecer de tudo. Mas quando o Erik Spoelstra (técnico do Miami) começou a tirar os titulares do Heat faltando dois minutos a ficha caiu. Deu um alívio muito grande. Perdemos ano passado daquela maneira, e perder de novo seria um sofrimento danado. Olhando agora, passa leve a derrota do ano passado”, disse ele que falou com os pais, que moram em Blumenau (Santa Catarina) por telefone poucos minutos depois da conquista.

Próximos passos
Depois de entrar para a história como o primeiro brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter já pensa em agosto, quando começa a Copa do Mundo de Basquete. O catarinense já confirmou sua presença na Seleção Brasileira e promete não haver atrasos para se apresentar.

Após festejar o título da NBA, Splitter irá ao Brasil para compromissos com seus patrocinadores em São Paulo e Rio de Janeiro e depois irá ter uma semana de folga em Blumenau para ficar com a família e amigos. Depois, Tiago iniciará uma série de treinamentos para o Mundial. Em um primeiro momento por conta própria e depois junto com a seleção.

“Nós jogadores da seleção brasileira temos conversado bastante e estamos muito confiantes com as nossas possibilidades no Mundial da Espanha. Vamos nos esforçar ao máximo para representar bem o Brasil e brigar até o fim por uma medalha. Temos que ir sempre com um pensamento de ir ao máximo. Claro que a presença dos Estados Unidos tira chance de sermos campeões. Mas vamos brigar por uma medalha e, se deixarem, vamos ser campeões”, falou para o Globo Esporte.