Histórico

CCBU recebe escritores brasileiros na Feira Internacional do Livro de Miami

Martha Medeiros e Ricardo Cravo Albin representaram a literatura brasileira na 28ª Feira do Livro

Por Adriana Sabino*

A Feira Internacional do Livro de Miami que aconteceu na semana de 13 a 20 de novembro tornou-se um extraordinário evento que apresenta em Miami o melhor da literatura americana e mundial. É considerada pelo Publisher’s Weekly, pela American Booksellers Association e pelo New York Times como o mais importante evento literário na América. Mais de 3,500 autores já se apresentaram na Miami Book Fair ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Autores de bestsellers, nomes conhecidos e uma gama de autores premiados com o Prêmio Nobel, o Prêmio Pulitzer, o National Book Award, o American Book Award, Pen/Faulkner e Miguel de Cervantes já se apresentaram nesta feira.

No sábado, dia 19, os autores brasileiros Martha Medeiros e Ricardo Cravo Albin representaram a literatura brasileira neste prestigioso festival literário, considerado o maior evento cultural da cidade.

Martha Medeiros, gaúcha, tornou-se escritora conhecida em todo o país. Poetisa e cronista, é colunista dos jornais O Globo e Zero Hora. Escrevendo sobre nossas obsessões e afetos com texto fluente e despojado, conquistou enorme repercussão. Consagrou-se como ficcionista ao lançar seu primeiro romance, Divã, e já vendeu mais de 300 mil exemplares de suas obras. Com 20 livros publicados. Martha Medeiros apresentou em Miami o seu recém-lançado livro Fora de Mim que está nas listas de best-sellers no Brasil.

Ricardo Cravo Albin é musicólogo e autor brasileiro, sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Ele fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 1965 e 1971.

Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista, Albin foi ainda diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). É também autor de aproximadamente 2.500 programas radiofônicos para a Rádio MEC. Ricardo apresentou na feira do livro de Miami o seu mais recente livro: Vinicius de Morais, uma celebração de um dos maiores poetas em língua portuguesa, diplomata de carreira e um dos mais importantes compositores brasileiros.

Durante mais de uma hora, os dois autores conversaram sobre suas carreiras, seus mais recentes livros e responderam às perguntas dos participantes. Este tipo de encontro é o sonho de quem aprecia literatura. É a oportunidade de se entender o processo criativo, de indagar sobre os livros, de conhecer melhor os autores.

A participação dos autores brasileiros foi coordenada pelo Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU). Desde 2005, quando apresentou o primeiro pavilhão do Brasil na Feira Internacional do Livro, o CCBU abriu e manteve o espaço para a língua portuguesa e a literatura brasileira neste importante evento literário.

De 2005 a 2008 apresentamos, com grande sucesso, os Pavilhões do Brasil na feira. Quando, em função do corte de verbas, em 2009, a Feira do Livro eliminou o Setor Internacional, adaptamo-nos, marcando a presença brasileira com a participação de autores brasileiros.
Abrir espaços para a nossa cultura e nossa língua é o mais importante resultado da atuação do Centro Cultural desde a sua fundação em 1997. O CCBU é uma organização sem fins lucrativos, administrada por voluntários e mantida por seus associados, que se tornou um ponto de referência da cultura brasileira no Sul da Flórida.

Em quase 15 anos de existência estabeleceu parcerias importantes com as redes de bibliotecas locais, organizações culturais e governamentais e, principalmente, aprendeu a identificar oportunidades para abertura espaço para nossa cultura e nossa língua.
Um resultado desta linha de ação foi a criação em 2003, na escola Ada Merritt K-8 do único programa bilíngue de imersão existente no sistema escolar público da Flórida.

*Adriana R. Sabino, interior designer e proprietária da Adriana Sabino Interiors, Inc., é uma das fundadoras e presidente do Centro Cultural Brasil Estados Unidos da Flórida (CCBU), entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é divulgar a cultura brasileira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo