Histórico

Censo supera meta de famílias visitadas em duas semanas

Dados de 17% da população já foram coletados por recenseadores

Em pouco mais de duas semanas de atividade, os profissionais do Censo 2010 já visitaram quase 17% da população brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o recenseamento já atingiu mais de 33,8 milhões de pessoas e o trabalho prossegue até 31 de outubro.

Pelos cálculos, há 58,8 milhões de domicílios no Brasil. No último Censo, de 2000, foram recenseados 54 milhões de domicílios, dos quais 45 milhões foram considerados ocupados. “Superamos a nossa meta inicial. Foi uma velocidade de coleta de dados bastante rápida”, vibrou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, destacando a boa receptividade dos brasileiros.
As Regiões Norte e Nordeste abrigam os destaques de Estados que contam com o maior porcentual de domicílios já recenseados. É o caso de Rondônia (28,2%), Sergipe (27%) e Ceará (25,5%). O menor porcentual ficou o Rio Grande do Sul, com 8,2%. Isso porque, de acordo com Nunes, ocorreu uma demora no envio de coletes para os recenseadores gaúchos, o que provocou atraso no início do trabalho.

Mesmo nas áreas consideradas de risco, os recenseadores não estão encontrando dificuldades na coleta de dados. Mais do que em favelas, os maiores problemas estão em entrar nos condomínios de alto luxo, com segurança reforçada, conforme atestou um dos recenseadores. “As pessoas normalmente não estão em casa, saem cedo para trabalhar ou estudar”, afirmou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo