Notícias

Centenas de imigrantes comparecem a tribunais em dez cidades para audiências inexistentes

Em Orlando, a fila de imigrantes dobrava o quarteirão; eles receberam notificações para comparecer à Corte, mas não havia nada marcado

Imigrantes fizeram fila para audiências inexistentes FOTO Orlando Sentinel
Imigrantes fizeram fila para audiências inexistentes (Foto: Orlando Sentinel)

Centenas de imigrantes em dez cidades dos EUA – incluindo Orlando (FL), Baltimore (MD), Charlotte, Atlanta (GA), Boston (MA), Chicago (IL), Dallas (TX), Los Angeles (CA), Denver (CO) e Phoenix (AZ) – compareceram a tribunais de imigração na quinta-feira (1), mas não havia nenhuma audiência marcada.

Advogados de imigração estão chamando o equívoco de fake date e disseram que o U.S. Citizenship and Immigration Services está mandando datas de forma descontrolada para evitar que os imigrantes aleguem em audiências que não foram notificados.

Em Orlando (FL), a fila estava dobrando o quarteirão da Corte de imigração. Por volta de 8:30 da manhã, quando as supostas audiências teriam início, funcionários do tribunal foram até as pessoas na fila para tentar ajudar.

“Nós acreditamos que essa seja algo que o Departamento de Homeland Security esteja marcando datas de forma aleatória, mas as datas não estão no sistema do tribunal. Uma bagunça”, disse um advogado de imigração.

Em comunicado, o Immigration and Customs Enforcement (ICE) informou que os tribunais são responsáveis por agendar as audiências e ao Homeland Security cabe avisar aos imigrantes sobre a data que terá que comparecer.

Os imigrantes podem ligar para 800-898-7180 para confirmar uma audiência na Corte de Imigração, mas nem todo mundo o faz, já que a notificação por Correio é considerada um documento. Vale lembrar que quem não comparece a uma audiência, pode ter uma ordem de deportação emitida pelo juiz, advertem os advogados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo