Mundo

Cerca de 85 mil crianças morreram de fome no Iêmen nos últimos quatro anos

“Para cada criança morta por bombas e balas, dúzias morrem de fome e é algo que pode ser prevenido completamente”, afirmou a diretora da ONG no Iêmen, Tamer Kirolos

Crianças morrem de fome no Iêmen (Foto: Yahya Arhab/EPA/EFE)
Crianças morrem de fome no Iêmen (Foto: Yahya Arhab/EPA/EFE)

Cerca de 85 mil crianças menores de cinco anos morreram de fome como resultado da guerra do Iêmen, há quase quatro anos, revela um relatório divulgado na quarta-feira (21) pela ONG Save The Children. As informações são da Agência EFE.

Segundo as estimativas da organização, feita com dados coletados pela Organização das Nações Unidas (ONU), 84.701 crianças com desnutrição aguda grave morreram entre abril 2015 e outubro de 2018, segundo os dados divulgados nas últimas horas em seu site.

“Para cada criança morta por bombas e balas, dúzias morrem de fome e é algo que pode ser prevenido completamente”, afirmou a diretora da ONG no Iêmen, Tamer Kirolos, que se mostrou “horrorizada” com o fato de cerca de 85 mil crianças no Iêmen terem morrido por “causa da fome extrema”.

Os menores que morrem de fome “sofrem à medida que as funções dos seus órgãos vitais diminuem e finalmente param”, explicou Tamer, ao ressaltar que os sistemas imunológicos dessas crianças são tão frágeis que “são mais propensas às infecções, com algumas tão fracas que não conseguem nem chorar”.

“Os pais têm que presenciar como seus filhos vão sendo consumidos, incapazes de fazer nada a respeito”, lembra a diretora da ONG.

Depois da intensificação do conflito, 14 milhões de pessoas estão em risco de sofrer uma crise de fome, um número que “aumentou dramaticamente” desde que a coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita impôs um bloqueio marítimo e aéreo que agravou a insegurança alimentícia no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo