Cinema/TV

Cerimônia do Oscar 2018 também será marcada por protestos

Edição número 90 da festa será realizada no próximo domingo (4)

Cena de “Shape of Water” que concorre na categoria de melhor filme entre outras
Cena de “Shape of Water” que concorre na categoria de melhor filme entre outras

O Oscar, premiação mais importante do cinema, acontece no domingo (4), terá muitas emoções no palco do Teatro Dolby e nos bastidores da premiação. Celebridades prometem – assim como fizeram no Golden Globe em janeiro – darem seu recado contra os abusos denunciados nos últimos meses.

Depois de reagir rápido expulsando Harvey Weinstein, produtor de cinema premiado com o Oscar, em outubro após diversas mulheres o acusarem de má conduta sexual, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda tem que tomar atitudes contra outras pessoas em suas fileiras que foram acusadas de atos inadequados.

Sua exclusão fez da Academia, que é avessa à publicidade e cujos 8 mil membros votam no Oscar, a guardiã moral no escândalo #MeToo, que levou dezenas de figuras de Hollywood a se demitirem ou serem afastadas de projetos criativos.

“A Academia sempre quis ser o símbolo de Hollywood, do glamour, da empolgação e da criatividade. Mas agora está se dizendo essa coisa horrível sobre Hollywood e é algo como ‘você será o símbolo do lado negativo também’”, disse Tim Gray, editor de premiações de Hollywood da revista especializada Variety.

A Academia emitiu o primeiro código de conduta da sua história em dezembro e criou uma força-tarefa para lidar com alegações de uma vasta gama de violações em potencial. Em um email enviado aos membros em janeiro, sua diretora-executiva, Dawn Hudson, disse que se trata de um “processo desafiador que não será solucionado da noite para o dia”. No email, ela diz que o objetivo da Academia “não é ser um órgão investigativo, e sim fazer com que, quando uma queixa for feita, passe por um processo justo e metódico”.

Cerimônia

A entrega dos prêmios mais importantes da sétima arte mundial acontece em 4 de março no Teatro Dolby, em Los Angeles (Califórnia). O filme ‘The Shape of Water, do cineasta mexicano mexicano Guillermo del Toro, é um dos favoritos a levar a estatueta de melhor filme, com 13 indicações no total.

O longa chileno Uma Mulher Fantástica foi indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Já o Brasil, que ficou mais uma vez fora da disputa, é representado com dois indicados: o diretor Carlos Saldanha (a animação Ferdinand Bull) e o produtor Rodrigo Teixeira (Call Me By Your Name).

Esta é a 90ª edição dos prêmios Oscar e mais uma vez a festa será comandada pelo comediante Jimmy Kimmel, anfitrião do evento pelo segundo ano consecutivo.

As nomeações para melhor filme estão: “The Shape of Water”, “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri”, “Lady Bird”, “Get Out”, “Darkest Hour”, “The Post”, “Dunkirk”, “Call Me By Your Name” e “Phantom Thread.” (Com Estadão Conteúdo). 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo