Comunidade Histórico

Cerimônia em New York premia brasileiros “notáveis”

Brasileiros e brasileiras que se destacaram na comunidade foram homenageados na sede da ONU

Edirson Paiva e sua filha  Liliane PaivaA comunidade brasileira escolheu e eles foram eleitos. No dia 15 de março, 63 brasileiros e brasileiras receberam o troféu “Os/As Notáveis”, na sede da ONU (Nações Unidas), em New York. O evento, promovido pela BCHF (Brazilian Community Heritage Foundation), com apoio da Câmara dos Dirigentes Logistas Empreendedores USA-Brasil, Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro e Comitê Pro-Cidadania Unida, foi apresentado pelo palestrante Paulo Abreu e pela atriz e modelo Shariane Hillier. As atrações artísticas foram as cantoras Joana Nova Iorque, Iza Delucena (lírica), Fabiana Passoni e o saxofonista Gilton Martinez e seu Quinteto.

A ideia de homenagear brasileiros pelo seu trabalho em prol da comunidade imigrante surgiu da socióloga e ativista Claúdia Tamsky, presidente do Núcleo do PT nos EUA, que sugeriu a premiação “As Notáveis” para o fundador da BCHF (Brazilian Community Heritage Foundation), Edirson Paiva.

O primeiro evento foi realizado em 2009, quando a premiação era restrita às mulheres. No ano seguinte, o ativista Márcio Porto surgiu com a ideia de que o evento deveria ser também para os homens, surgindo “Os Notáveis” em 2010.

Edirson Paiva, fundador da BCHF, lembra que decidiu expandir a premiação “Os/As Notáveis” para outros estados americanos. Ele conta que nos anos de 2009, 2010 e 2011 o evento foi realizado no estado de Massachusetts e nos anos seguintes (2012 e 2013) em Nova York (NY). “A escolha dos homenageados acontece durante o ano, e termina no final de cada ano. Por isso, as homenagens acontecem sempre no início do ano subsequente”, explica o fundador.

Pela primeira vez a premiação teve homenageados dos estados da Flórida, Califórnia e Louisiana, que somaram-se aos estados já participantes: Massachusetts, Connecticut, New Jersey e Nova York.

O método escolhido para a escolha foi o uso do voto popular pela internet. “Não existe interferência na votação, nem pela organização, nem por outro órgão ou pessoa. Assim, a votação é popular, e o número de votos fica por conta da disponibilidade de cada participante em angariar os votos. Para que não haja dúvidas sobre a legitimidade dos votos, estamos a cada ano usando métodos que possam inibir qualquer possiblidade de fraude. Um exemplo é que pode-se votar apenas uma vez de um mesmo computador. Também confiamos na responsabilidade e honestidade de cada participante”, declarou Paiva.

Segundo Paiva, a importância não está na homenagem, que é apenas simbólica, mas sim no homenageado. “No homenageado reside a importância desta homenagem. Geralmente são brasileiros, que ajudam e ajudaram, de alguma maneira a forjar o nascimento, bem como o crecimento de nossa comunidade. E cada um dos homenageados em seu particular campo de atuação, ou seja, temos as mais variadas atividades profissionais, o que faz deste evento único em sua categoria”, finalizou.

Notável com a maioria dos votos no estado da Flórida, o diretor do AcheiUSA, Jorge Moreira Nunes, declarou: ’’É uma grande honra ganhar esse prêmio organizado pela Brazilian Community Heritage Foundation, principalmente quando tantas personalidades notáveis foram indicadas para ele. O prêmio “Os Notáveis” é uma bela iniciativa, que tem tudo para ser o novo referencial de excelência na comunidade brasileira nos Estados Unidos. Esse referencial traz de volta o foco para o sentido que esse tipo de honraria representa para a valorização da comunidade. Parabéns aos organizadores e a todos os premiados.” Luis Souza, o Pinga, segundo mais votado na Flórida, garante que a indicação para o prêmio foi uma surpresa. “Foi mesmo! Muitas pessoas no norte do país acompanham o meu desempenho no atletismo há muito tempo, então me indicaram para a pré-lista, e tive votos suficientes para ir para a votação popular”, explica.

A Notável mais votada na Flórida foi a empresária Ana Marcia Roque, da Legacy Plus Realty. Ela foi indicada pelos clientes conquistados ao longo de mais de dez anos no ramo de imóveis. “Estou muito feliz com a premiação, pois enriquece nossa imagem e nos motiva a continuar oferecendo o melhor aos nossos clientes”, falou a brasileira.

A cobertura social com as fotos dos premiados será publicada na próxima edição.

Lista de Indicados

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo