Chef de cozinha conhecido em Massachusetts é preso pelo ICE

Cidadão albanês vive nos EUA há quatro anos depois de fugir da violência em seu país natal

0
3195
Aleks Gole foi levado por agentes no último dia 8 FOTO Eagle file
Aleks Gole foi levado por agentes no último dia 8 FOTO Eagle file

Um imigrante residente no oeste de Massachusetts foi preso por funcionários do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) no último dia 8, deixando os membros da comunidade local confusos sobre o motivo.

Aleks Gole, um cidadão albanês que se mudou para Great Barrington depois de fugir da violência em seu país natal, vive na cidade de Massachusetts há quatro anos. Até ser preso, ele trabalhava como chef de cozinha na Patisserie Lenox, na Main Street, e também frequentava o Berkshire Community College para aprender inglês.

Breves relatos de amigos detalham como ele escapou da turbulência de seu país de origem – um ex-país comunista passando por uma agitação política na esteira da Guerra Fria – viajando para a Grécia durante os anos 90. Ele viveu lá por anos até que a crise financeira de 2009 dificultou encontrar trabalho. Foi pouco depois disso que o imigrante tomou a decisão de se mudar para os EUA, estabelecendo-se em Great Barrington.

Antes de sua prisão, Gole havia expressado um desejo de permanecer nos EUA. “Eu sou uma pessoa que sempre avança. Eu não olho para trás. Nunca esqueço quem sou, e tenho meus pais na Albânia e meus irmãos na Grécia. Mas não tenho motivos para voltar para ficar “, disse ele, em entrevista ao The Eagle.

De acordo com uma pessoa próxima que não quis se identificar, Gole enfrentou em 2017 uma acusação de abuso sexual por uma mulher de 36 anos, mas nada ficou comprovado e ele foi declarado inocente da acusação. (Com informações do Berkshire Eagle).