China enviará três astronautas a estação espacial no sábado

Tripulação inclui primeira mulher a visitar estação em construção

0
348
Programa espacial chinês tem nova missão neste mês de outubro (Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)
Programa espacial chinês tem nova missão neste mês de outubro (Foto: Reuters/Carlos Garcia Rawlins)

A China enviará três astronautas a uma estação espacial em construção na manhã de sábado (16), incluindo a primeira mulher a visitar a instalação em que a tripulação deve permanecer durante seis meses.

Será a segunda de quatro missões tripuladas planejadas à estação, que deve ser finalizada até o fim do ano que vem.

A espaçonave Shenzhou-13 será lançada à 0h23 de sábado (horário de Pequim), disse Lin Xiqiang, porta-voz do Programa Espacial Tripulado da China.

Zhai Zhigang, de 55 anos, que integrou a primeira leva de astronautas chineses no fim dos anos 90, será o comandante da missão, informou Lin.

Zhai será acompanhado por Wang Yaping e Ye Guangfu, ambos de 41 anos. Wang será a primeira mulher astronauta a visitar a estação chinesa.

A missão conhecida como Shenzhou-13, “Embarcação Divina” em chinês, será a segunda missão espacial de Zhai e Wang e a primeira de Ye.

A China começou a construiu o que será sua primeira estação espacial permanente em abril, com o lançamento do Tianhe, o primeiro e maior de seus três módulos.

Ligeiramente maior do que um ônibus, o Tianhe será o alojamento assim que a estação espacial estiver pronta.

A tripulação de três pessoas da missão anterior Shenzhou-12 se hospedou em Tianhe durante 90 dias, entre julho e setembro.