Estados Unidos Manchete

“Ciclone bomba” pode deixar milhares sem energia nos EUA; 13 estados declaram estado de emergência

O Serviço Nacional de Meteorologia mostra uma das maiores extensões de alertas de inverno já registrada em todos os tempos. Mais de 5 mil voos já foram cancelados devido à tempestade

Fortes tempestades de inverno atingem os EUA. Foto: Reprodução 9News.com

A forte tempestade de inverno que atingiu os EUA na manhã desta sexta-feira (23) ameaça deixar milhares no escuro e sob frio intenso neste feriado de Natal. Com neve pesada e gelo, 13 estados declararam estado de emergência, implementando medidas para responder à condições extremas de frio e nevasca. Além disso, mais de 5 mil voos já foram cancelados devido à tempestade.

De acordo com comunicado da Poweroutage.us, a tempestade atingiu estados no Sul desacostumados a condições de inverno tão extremas, deixando milhares no escuro na madrugada de sexta-feira no Texas, Louisiana, Tennessee, Mississippi e Missouri.

“O gráfico de alerta do Serviço Nacional de Meteorologia mostra uma das maiores extensões de alertas de inverno já registrada em todos os tempos”, informou a agência na quinta-feira (22).

Neste final de semana, espera-se que a tempestade desencadeie mais nevascas, principalmente no Meio-Oeste do país. À medida que avança para o Leste, meteorologistas preveem um “ciclone bomba”, quando a pressão atmosférica cai muito rapidamente em uma forte tempestade. Prevê-se que a pressão da tempestade corresponda à de um furacão de categoria 2.

Com ventos que podem chegar até 80 km/h, espera-se que árvores e linhas de energia sejam atingidas, causando quedas de eletricidade generalizadas no Oeste de New York e em uma grande faixa do interior de New England. As costas de Massachusetts, Rhode Island e Connecticut também enfrentam a ameaça de falta de energia generalizada. Avisos de tempestade de gelo estão em vigor ainda nos estados de Washington e Oregon.

A frente fria do Ártico traz baixas temperaturas para a Flórida na manhã de sábado (24), véspera de Natal, com temperatura mínima entre 10-17 °F no Norte do estado, e entre 15-22 °F mais perto da I-4 e das praias. As máximas devem bater 50 °F no dia de Natal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo