Histórico

Cidade da Flórida ameaça multar brasileira por grupo de orações em casa

Prefeitura quer punir os oradores

A brasileira Marlene Roessiger, de 40 anos, e o seu marido, o americano, Shane Roessiger, 42, podem ter que pagar $250 de multa por dia porque mantêm um grupo de orações e estudo da bíblia em sua casa. O casal mora em Venice, cidade de 87 mil habitantes, no condado de Sarasota, na costa oeste da Florida. Na cidade, a lei municipal proíbe cultos em área menores de dois acres.

Os dois começaram a convidar os amigos para o grupo de oração há três anos, mas a prática chamou atenção dos fiscais em março deste ano quando o casal colocou uma placa em frente a casa oferecendo orações para quem precisa. Desde então, os fiscais da prefeitura resolveram ameaçar a família com multa.

Marlene conta que dezenas de casas na região onde moram possuem placas nos jardins anunciando venda ou propaganda política e não tem ouvido os vizinhos serem ameaçados de multa por isso. “Nós não queremos causar distúrbio ou confusão na comunidade, mas vamos continuar exigindo que a constituição americana seja cumprida”, garantiu. Pela Constituição Americana todo cidadão tem o direito de escolher e praticar a religião que quiser.

Marlene e o marido, que moram na cidade há sete anos, tiveram que responder pelo caso em corte por duas vezes este ano e agora aguardam decisão da Justiça do município. “Da última vez, até o prefeito foi chamado e nós vamos continuar buscando nosso direito de convidar amigos para estudar a bíblia em nossa casa”, rebate.

A assessora de imprensa da prefeitura, Pam Johnson, disse que a procuradoria geral do município ainda não decidiu sobre o caso. Os advogados vão reavaliar se as placas refletem uma violação às leis municipais. “E, se precisar, a prefeitura vai contratar advogados especializados na área para por fim ao caso”, afirmou.

A próxima audiência será realizada no dia 4 de outubro. Marlene e Shane já começaram a convidar simpatizantes da causa e membros religiosos para comparecer à corte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo