Local

Cidade da Flórida Central é campeã em queda de raios nos EUA

Four Corners, à oeste da Walt Disney World, registrou 1.229 relâmpagos por milha quadrada em 2022; em todo o estado, oito pessoas morrem ao serem atingidas

Característica geográfica do estado facilita a incidência de relâmpagos, segundo especialista (foto: Flickr)

Em 2022, o município de Four Corners, na Flórida Central, foi o que mais registrou queda de raios em todos Estados Unidos: 1.229 por milha quadrada, de acordo com uma pesquisa recente da empresa de tecnologia ambiental Vaisala. Este número garante ao pequeno distrito à oeste da Walt Disney World o título de capital americana do relâmpago; que até o ano passado pertencia à cidade de Flatonia, no Texas.

Na disputa entre os estados, a Flórida ficou em segundo no ranking. Louisiana e Mississippi ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto o Texas mantém a liderança por vários anos consecutivos. No Sunshine State, os especialistas contabilizaram 18.706.904 raios em 2022, contra impressionantes 27.696.688 no território texano. Mesmo com uma larga diferença para o primeiro colocado, o número desses fenômenos na Flórida cresceu 27% em relação a 2021.

Chris Vagasky, meteorologista e especialista em raios da Vaisala Tecnology, explicou à WLRN que a geografia peninsular do estado viabiliza a formação de relâmpagos. “As brisas do Golfo movem-se para o interior todos os dias, especialmente durante o verão, e o ar úmido cria as condições necessárias para o surgimento de tempestades e, consequentemente, trovões e muitos raios”, disse Vagasky.

Na contramão do aumento das quedas de raios, a quantidade de mortes relacionadas a estes incidentes nos EUA caiu. Segundo o National Lightning Safety Council, 466 pessoas foram fatalmente atingidas entre 2006 e 2022, sendo que o ano mais mortal foi 2006, com 46 óbitos, e o menos mortal foi 2022, com 19. Durante esse período, a Flórida teve 52 mortes causadas por queda de raios, oito em 2022.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo