Cineasta brasileiro concorre ao International Film Festival LA

O curta-metragem “BID” é uma produção binacional, desenvolvida em Hollywood (CA), rodada em Curitiba (PR) e finalizada na primeira cidade

0
3502
Raphael Bittencourt
Raphael Bittencourt

O curta-metragem “BID”, escrito, produzido, dirigido e editado pelo brasileiro Raphael Bittencourt, foi selecionado e concorre às categorias de “Melhor Filme”, “Melhor Direção” e “Melhor Edição” do Festigious International Film Festival – Los Angeles, que acontece em agosto. Além disso, a obra participa do mercado de filmes no Palm Springs International Short Fest, quando distribuidores encontram diretores e produtores em busca de novos negócios e filmes para compor seus catálogos.

O curta-metragem “BID” é uma produção binacional, desenvolvida em Hollywood (CA), rodada em Curitiba (PR) e finalizada na primeira cidade. A produção contou com equipe mista, ou seja, formada por profissionais brasileiros, canadenses e americanos, portanto, o set de filmagens, apesar de ter sido em Curitiba, teve como idioma principal o inglês.

“Tecnicamente, o filme é brasileiro, por ter sido rodado no Brasil e por eu, como diretor, ser brasileiro, de Curitiba. A temática do filme é a corrupção e tem como pano de fundo os acontecimentos recentes na história do país. A narrativa retrata uma realidade dura e desconfortável e, por ser baseada em acontecimentos reais, torna-se extremamente perturbadora. É um alerta à comunidade internacional e brasileira, assim como também um convite à reflexão”, explicou Raphael.

Sempre atuante, Bittencourt está como diretor de fotografia e editor de pós-produção documentário “Fosse: Recreated”. Trata-se de um projeto de iniciativa pessoal do produtor Wolfgang Glattes, que possui no currículo “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, “Harts War”, “Cabaret”, “All That Jazz”, entre outros sucessos de bilheteria e público.

“Já são nove prêmios ao todo, entre eles o de ‘Melhor Edição’ e ‘Melhor Créditos de Abertura’, os quais se referem especificamente ao meu trabalho na produção. Os demais prêmios são de ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Documentário’. A mais recente premiação foi no “The American Film Award 2017”, relatou Raphael.

Em 2016, o brasileiro lançou o curta-metragem “The Dress” (O Vestido, em tradução livre). A obra tem no elenco os atores David Westberg, Marília Coulturato, Teresa Tracy e Elena Marshall, diretor de fotografia Martin Lasa e trilha sonora de Marco Duboc.