Cinema/TV

Cineasta Fábio Barreto morre depois de dez anos em coma

Diretor de ‘O Quatrilho’, filme brasileiro indicado ao Oscar, sofreu acidente de carro em 2009

Barreto, diretor de filmes como ‘O Quatrilho’, vivia em estado vegetativo há uma década (Foto: Instagram)
Barreto, diretor de filmes como ‘O Quatrilho’, vivia em estado vegetativo há uma década (Foto: Instagram)

DA REDAÇÃO – O cineasta Fábio Barreto morreu aos 62 anos, na noite da quarta-feira, dia 20, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, depois de dez anos em coma. Diretor dos filmes “Lula, o Filho do Brasil” e “O Quatrilho” – indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996 –, sofreu um grave acidente de carro em 2009, que o deixou em estado vegetativo.

Filho do diretor e produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão (“Terra em Transe”), e irmão do também cineasta Bruno Barreto (“Dona Flor e seus Dois Maridos”), ele pertencia a uma das mais conhecidas famílias do cinema brasileiro. Também ator, produtor e roteirista, Fábio dirigiu ao todo 13 filmes e deixa quatro filhos. A atriz Patrícia Pillar, que atuou em “O Quatrilho”, disse, pelo twitter: “Muito triste… Fábio foi um grande companheiro e diretor talentoso e delicado”.

“Lula, o Filho do Brasil” foi sua obra mais polêmica. Lançado em 1º de janeiro de 2010, conta a trajetória do ex-presidente desde que saiu de Pernambuco com destino a São Paulo, até o momento em que se torna líder sindical no ABC paulista. O filme recebeu avaliações negativas em sua maior parte. Foi lançado no último ano do mandato de Lula, sendo considerado uma produção eleitoreira. Naquele ano, a petista Dilma Roussef ganhou a disputa.  Na época, o presidente da Associação Brasileira de Cinema, Roberto Farias, afirmou que se tratava de uma coincidência e nada tinha a ver com a disputa eleitoral.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo