Cinema brasileiro invade Miami outra vez

0
586

Em sua 15ª edição, o BRAFF fará com que a Flórida respire a atmosfera das novas produções brasileiras

Há 15 anos, o Brazilian Film Festival of Miami era apenas uma aposta. Com garra e determinação, as irmãs Adriana e Claudia Dutra juntamente com Viviane Spinelli saíram a luta para viabilizar o projeto que estava na cabeça (e no coração) delas. Parafraseando Glauber Rocha um dos mestres do cinema brasileiro -, elas tinham uma ideia na cabeça e um projeto nas mãos.

E o primeiro festival foi na sala Bill Cosford da Universidade de Miami, em Coral Gables. José Wilker foi o grande nome vindo do Brasil para prestigiar o evento que era, na época, a semente do Circuito Inffinito, que leva o cinema brasileiro para todos os cantos do mundo. E o apoio da comunidade brasileira juntamente com as autoridades “locais e do consulado” e o público de Miami foi fundamental para torná-lo uma referência. Hoje, o Brazilian Film Festival of Miami integra o calendário oficial da cidade de Miami Beach.

E o mais antigo festival do Circuito Inffinito está de volta, entre os dias 19 e 27 de agosto. A programação da 15ª edição do Brazilian Film Festival of Miami inclui o lançamento da MEDIAFUNDMARKET.COM, plataforma digital com um novo formato para a viabilização de novas iniciativas do mercado audiovisual brasileiro em uma escala global, além das exibições de longas-metragens e curtas inéditos em Miami que ocuparão as salas do Colony Theatre e da Miami Beach Cinematheque, como Além da Estrada, de Charly Braun, Cilada.com, de José Alvarenga Jr., e Assim Como Ela, de Flora Diegues. O produtor e diretor de cinema, escritor e jornalista Arnaldo Jabor será o homenageado desta edição com uma mostra de seus trabalhos na Miami Beach Cinematheque e a exibição hors concours do mais recente deles, A Suprema Felicidade, no encerramento no Colony.

15ª edição do Brazilian Film Festival of Miami

A programação do 15th Brazilian Film Festival of Miami consiste em mostras competitiva e paralela. No total são 14 longas e 14 curtas-metragens concorrendo ao Prêmio Lente de Cristal, além de 12 exibições fora de competição. Por trás da seleção dos filmes concorrentes está o grupo de curadores do Circuito Inffinito de Festivais, que este ano traz o cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus), a produtora Paula Barreto (Lula, o Filho do Brasil, Dona Flor e Seus Dois Maridos), o distribuidor Marco Aurélio Marcondes, o diretor do site Filme B, Paulo Sérgio Almeida, a diretora geral da Migdal (Nosso Lar), Iafa Britz, e a produtora e distribuidora Bianca de Felippes (Carlota Joaquina).

Maior premiação do cinema brasileiro no exterior, a Lente de Cristal é oferecida em 11 categorias para longa-metragem e em seis categorias para curta na escolha do júri oficial, composto por renomados representantes do setor audiovisual latino e americano. O júri 2011 inclui: Michael Dagnery, vice-presidente de Conteúdo e Desenvolvimento da MTV Tr3s; Patricia Arias, diretora de Gerenciamento e Artístico da CAMACOL Miami Midia and Film Market; Barbara Weitz, diretora do Programa de Certificado em Estudos de Cinema da Florida International University (FIU); Andrew Nathanson, presidente da Florida Film Comission; Lisa Gottlieb, professora associada do Programa de Cinema da University of Miami; e Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro e gestora do Programa Oi de Patrocínios Culturais
Incentivados, como presidente do júri.

O 15th Brazilian Film Festival of Miami começa no dia 19, com as exibições hors concours do longa Salve Geral, de Sérgio Rezende, e do curta O Troco, de André Rolim, vencedores em 2010. Com apresentação da atriz Alessandra Colasanti e participação especial do ator Ney Latorraca, a noite de encerramento premiará os ganhadores de cada categoria da Lente de Cristal, que receberão o troféu criado pela artista plástica Helena Bressane, e terá a exibição do longa A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor, homenageado este ano.

Evento oficial da cidade de Miami, o BRAFF Miami é reconhecido pela ANCINE, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e governos locais como uma plataforma de negócios e comunicação entre mídias, profissionais da área e empresas investidoras do audiovisual.

Mostra Competitiva

Os filmes que concorrem ao Prêmio Lente de Cristal serão exibidos no Colony Theatre, em Miami Beach. Os longas-metragens programados são: Além da Estrada, de Charly Braun; Nosso Lar, de Wagner de Assis; De Pernas Pro Ar, de Roberto Santucci; Desenrola, de Rosane Svartman; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Bróder, de Jeferson De; Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, de Hugo Carvana; Boca do Lixo, de Flavio Frederico; 180º, de Eduardo Vaisman; Cilada.com, de José Alvarenga Jr.; VIPs, de Toniko Melo; Qualquer Gato Vira-Lata, de Tomás Portella; Muita Calma Nessa Hora, de Felipe Joffily; e Família Vende Tudo, de Alain Fresnot.

Já os curtas-metragens no páreo são: Assim Como Ela, de Flora Diegues; 3X4, de Caue Nunes; A Casa das Horas, de Heraldo Cavalcanti; A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho, de Alessandra Colasanti e Samir Abujamra; Distantes, de Bruno Peres; Amigos Bizarros do Ricardinho, de Augusto Canini; Ferocidade Entre a Urbe e a Flora, de Márcio B. Venturi; Garoto Barba, de Christopher Faust; O Guardado, de Marcelo Felipe Sampaio e Paulo Alvarenga; a animação Tempestade, de Cesar Cabral; O Bolo, de Robert Guimarães; Cachoeira, de Sergio José de Andrade; O Caso Libras, de Melise Maia; e o documentário Esta Pintura Dispensa Flores, de Luiz Carlos Lacerda.
Mostra de Documentários

Outros cinco títulos serão exibidos fora de competição, na Mostra de Documentários no Miami Beach Cinematheque. São eles: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, também vencedor do 14º Brazilian Film Festival of Miami; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Napoles; Uma Noite em 67, de Ricardo Calil e Renato Terra; e Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven.

Parceiros

Promovido pela Inffinito, o 15th Brazilian Film Festival of Miami é patrocinado pela Petrobras e pela Redecard. Tem apoio governamental da Ancine, do Consulado Geral do Brasil em Miami, Miami Dade County, Miami Beach VCA e da prefeitura da City of Miami Beach. O evento conta com apoio de: Gemini, Fastway Moving e Piola. A companhia aérea oficial é American Airlines e o Hotel Oficial é o Shore Club. Promoção da MPB FM, Contigo, Revista Beta e Achei USA.

Sobre a Inffinito

15ª edição do Brazilian Film Festival of Miami

Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior.

O grupo, que compreende a Inffinito Núcleo de Arte e Cultura, Inffinito Eventos e Produções (Brasil) e Inffinito Foundation (EUA), tem como objetivo a prospecção no exterior de novos negócios para o Brasil, inserindo no mercado internacional os produtos, serviços e turismo brasileiro.

Além do Circuito Inffinito de Festivais o único circuito de festivais de cinema brasileiro no mundo, a empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Na lista estão: o documentário Fumando Espero (2009), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a Série (exibida no Canal Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); e Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli, entre outros.

A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre muitos outros.


MEDIAFUNDMARKET.COM

Com 15 anos de expertise no mercado audiovisual, incluindo a realização das rodadas de negócios do MarketPlace, a Inffinito dá um passo adiante na comercialização e financiamento do produto brasileiro em uma escala global e apresenta no 15th Brazilian Film Festival of Miami a plataforma MEDIAFUNDMARKET.COM, ferramenta digital de negócios e prospecção de novos recursos e investimento que promoverá o encontro entre compradores, vendedores e colaboradores financeiros em um ambiente online seguro, gratuito e fácil de usar. Funcionará como um canal de comunicação para que profissionais no Brasil possam ampliar parcerias, aumentar a participação no mercado internacional e inovar os processos de financiamento para o conteúdo audiovisual, criando uma rede eficaz no mundo todo, no ar 24 horas por dia, sete dias por semana.

PREMIAÇÃO – LENTE DE CRISTAL

A premiação Lente de Cristal inclui 11 categorias para longa-metragem e seis categorias para curta-metragem.

Categoria longa-metragem
Melhor Filme; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Som Direto; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte.

Categoria curta-metragem
Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte.

Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular
Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem.

O MEDIAFUNDMARKET.COM conta com patrocínio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria do Audiovisual (SAv).


PROMOÇÃO

Como sempre, o AcheiUSA faz uma promoção para os leitores do jornal participarem do 15º Festival do Cinema Brasileiro em Miami, o evento cultural mais importante envolvendo Brasil e Flórida.

Para participar da promoção, os leitores devem inscrever-se através do formulário que está em nosso website até o dia 18 de agosto. O sorteio será feito no próprio dia 18 de agosto.

O AcheiUSA oferece 100 Member Passes para os leitores premiados assistirem a todos os filmes do festival.

Outros 200 leitores serão premiados com ingressos para as Sessões AcheiUSA de Cinema 100 poderão assistir ao filme “Qualquer Gato Vira-Lata”, que será exibido no sábado, dia 20, às 9:30 da noite; e outros 100 receberão ingressos para ver o filme “Muita Calma Nesta Hora”, programado para a terça-feira, dia 23, às 7 da noite.

Os nomes dos sorteados estarão no website do AcheiUSA no dia 19 de agosto.

Vale lembrar que os ingressos para os filmes exibidos na Sessão AcheiUSA estão garantidos. Porém, os portadores dos Member Passes precisam chegar ao Colony Theatre (1040 Lincoln Road, Miami Beach) com antecedência para assegurar seus lugares.