Histórico

Cinema brasileiro toma conta da Lincoln Road

Público eclético prestigia sessões do 12º Festival de Miami

O sul da Flórida está respirando cinema nacional. Mais de duas mil pessoas – entre membros de nossa comunidade e muitos americanos e hispânicos – acompanharam a abertura da 12ª edição do Brazilian Film Festival (Braff) na última sexta-feira e, durante toda essa semana, o público continou prestigiando as sessões em três espaços de Miami Beach. O encerramento acontece no sábado, dia 7 de junho, no Lincoln Theater, com a entrega da Lente de Cristal aos premiados em várias categorias e o show de Toni Garrido.

A grande atração da primeira noite não foi diretor ou artista de uma das produções da mostra: a apresentadora Adriane Galisteu chamou a atenção no anfiteatro de North Beach Band Shell com sua alegria. “Adoro cinema, especialmente o brasileiro, e estar aqui é uma honra”, disse a loura. Além dela, outros celebridades presentes ao evento foram a atriz Joana Limaverde, o ator Felipe Camargo e o diretor Luiz Carlos Lacerda, um dos vencedores do ano passado.

O público assistiu aos filmes que em 2007 ganharam os prêmios do júri popular: o curta-metragem Galinha ao Molho Pardo, de Feliciano Coelho, e o longa Polaróides Urbanas, de Miguel Falabella. No entanto, antes das sessões, o clima instável desta época do ano no sul da Flórida gerou uma certa apreensão entre os organizadores do festival. “Felizmente, depois de muita chuva, o tempo melhorou e tivemos uma noite fantástica”, disse Viviane Spinelli, uma das cabeças do Grupo Inffinito, realizador do evento – as outras sócias são Adriana Dutra e Claudia Dutra. No dia seguinte à abertura, a turma, incluindo aí atores, diretores e equipe de apoio do festival, participou de uma confraternização no restaurante Boteco, de Miami.

A cerimônia de premiação, no sábado (dia 7), será conduzida pela atriz Letícia Spiller e, para a ocasião, os organizadores preparam uma surpresa com relação ao grande homenageado da mostra. No ano passado, a comenda foi entregue a um ícone do cinema nacional, Ney Latorraca, pelo conjunto de sua obra. Fã do festival, o ator de filmes, peças de teatro e novelas, já está na cidade para aproveitar as sessões e as festas.

Principal festival do cinema brasileiro fora do território nacional, a mostra de Miami originou a criação do Circuito Inffinito de Festivais, que hoje conta com eventos em Buenos Aires, Madri, Milão, Roma, Nova York, Vancouver e Barcelona, além do Cine Fest Brasil-Canudos, na Bahia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo