Histórico

Cinema e meio ambiente juntos em Miami

Comunidade brasileira será lembrada em festival de cinema ambiental

Ana Paula Franco

 De 16 a 20 de outubro será realizada a terceira edição do Festival Miami & Beaches Environmental Film – Festival de Cinema Ambiental de Miami e este ano com um evento voltado para a comunidade brasileira: o Rio-Miami EcoWeekend. Segundo o organizador, o brasileiro Luiz Rodrigues, devido ao grande número de brasileiros que residem no sul da Flórida e ao interesse da comunidade pela questão ambiental, a organização resolveu dedicar um espaço especial para o Brasil.

“O Rio Miami EcoWeekend integra o festival de cinema e será todo apresentado em português. Serão exibidos quatro documentários, dois longas e dois curtas, produzidos no Brasil sobre meio ambiente e haverá um evento em uma praia de Miami Beach voltado para a conscientização ambiental de crianças”, explica o organizador.

A ação na praia em frente a Ocean Drive em Miami, será realizada no dia 19 de outubro, das 9am às 12pm, em parceria com a organização Vamos Falar Português, uma ONG sem fins lucrativos que tem a missão de promover a cultura da língua portuguesa e da cultura brasileira, entre crianças e adolescentes da comunidade que residem na Flórida.

Festival

O Miami & The Beaches Environmental Film Festival, é organizado pela ECOMB (Environmental Coalition of Miami & the Beaches), sendo uma mostra anual de documentários ambientais. O objetivo é educar, motivar e inspirar os participantes sobre desafios ecológicos globais. “Acreditamos que educar nossa comunidade por meio das artes visuais é um instrumento importante que inspira os participantes e os incentiva a se tornarem defensores do meio ambiente. Este processo é essencial na disseminação da mensagem sobre a importância da preservação ambiental e sustentabilidade”, afirma Luiz Rodrigues.

O primeiro festival foi realizado em 2011 e o último em outubro do ano passado. Festivais de filmes ambientais semelhantes, tais como o Wild and Scenic Film Festival na Califórnia, o DC Environmental Film Festival em Washington, e o GreenNationFest, no Rio de Janeiro, têm gerado um número significante de seguidores e grande atenção dentro da comunidade cinematográfica e ambiental. “Queremos que esse evento seja um fórum de trocas de ideias inovadoras entre diretores, produtores, cientistas, ONGs, políticos, empresas, governo e comunidade local”, resume o organizador.

Confira a programação do festival no website www.ecomb.org. Para mais informações e apoio entre em contato com Luiz Rodrigues pelo email luiz@ecomb.org. A praia onde será realizada o evento é na altura da 10 Street na Ocean Drive.

Baixe nosso aplicativo