Histórico

CNN retrata feito histórico da jogadora brasileira Marta

Maior artilheira da história da Copa do Mundo, atleta é chamada de “Pelé” de saia

Marta foi eleita 5 vezes a melhor jogadora do mundo
Marta foi eleita 5 vezes a melhor jogadora do mundo

DA REDAÇÃO – A jogadora brasileira Marta é a maior artilheira da história da Copa do Mundo, tendo, agora, 15 gols em quatro edições disputadas. O feito da jogadora foi destaque do canal de notícias americano CNN que publicou em seu site: “Ela é a melhor jogadora de futebol que você já ouviu falar”, diz a matéria.

Ela ultrapassou a alemã já aposentada Birgit Prinz, que balançou as redes 14 vezes. E os números impressionantes de Marta não param por aí. Defendendo a Seleção Brasileira, a camisa 10, que já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, marcou 92 vezes em 93 partidas. Correndo por fora está a americana Abby Wambach, que já fez 13 gols e é a estrela do time americano.

O site da CNN se refere à Marta como “Pelé de saia” e afirma que Marta sempre defendeu um maior investimento e destaque para o futebol feminino em todo o mundo. “Eu acho que as coisas estão melhorando, mas o preconceito e a resistência ao futebol feminino ainda existem”, disse Marta à CNN.

Apesar de ainda haver um longo caminho para ser percorrido nesse sentido, a audiência para esse tipo de esporte vem aumentando. Nos EUA, por exemplo, 3,3 milhões de pessoas assistiram à partida entre o time americano e a Autrália na Copa do Mundo, número três vezes maior que o de 2011.

Partida de estreia
Na última terça-feira (9), as meninas do Brasil não tiveram a facilidade esperada na estreia do Mundial da modalidade, mas souberam controlar a partida para vencer com tranquilidade a Coreia do Sul por 2 a 0 no Canadá. Marta e Formiga marcaram os gols e continuam fazendo história com a camisa amarelinha. 

Já Formiga, além de marcar o primeiro gol da Seleção, chega a impressionante marca de seis Mundiais no currículo. Com 37 anos, ela é, junto com a japonesa Homare Sawa, a recordista em participações em Copas do Mundo. Assim, ela completa nesta temporada a marca de 20 anos vestindo a camisa amarela e, por isso, utiliza esse número em suas costas nesta edição do torneio.

A vitória garante ao Brasil os três primeiros pontos e a liderança do Grupo E, deixando para trás Espanha e Costa Rica, que empataram mais cedo por 1 a 1, e a própria Coreia do Sul, que ainda não pontuou. Na próxima rodada, a Seleção enfrenta a Espanha, neste sábado (13), às 4pm, enquanto as asiáticas enfrentam o país da América Central, no mesmo dia, mas às 7pm.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo