COI lança identidade visual das Olimpíadas de 2016

0
1268

Visual foi inspirado em pontos turísticos da capital fluminense

COI lança identidade visual das Olimpíadas de 2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou na terça-feira, 5, a arte conceitual dos Jogos Olímpicos do Rio. A identidade visual recebeu o nome de “Look of the games”, e foi criada pelas áreas de design e gestão de marca do Comitê Rio 2016, sob responsabilidade da diretora Beth Lula. O projeto será utilizado nos locais onde ocorrerão as competições, em diversos pontos do Rio e em materiais licenciados.

Segundo Lula, o look se inspirou em pontos turísticos da capital fluminense como o Corcovado, o Cristo Redentor e o Pão de açúcar. A imagem é multicolorida, com predominância do verde por ser a cor de destaque da bandeira nacional e lembrar as paisagens do Rio. “O look é a cara, a roupa, o que vai criar uma atmosfera para as Olimíadas. Ele cria uma identidade visual do evento. E fica na memória das pessoas. Daqui a dois anos, ele vai estar nas marcas e nos eventos. O que estamos mostrando hoje é o que chamamos de cenário. Cria essa atmosfera festiva e contribui para que todo mundo tenha essa experiência única. O Brasil está cheio de referências visuais que correspondem à paleta de cores do Rio 2016. Nossa diversidade, vibração e nosso calor humano estarão representados” disse a diretora de marca dos Jogos.

“O colorido e as cores vibrantes representam o que é o brasileiro e o carioca, assim como a nossa cultura. As curvas representam a nossa natureza, as nossas artes e a nossa identidade visual”, acrescentou.

A marca vai decorar a cidade e as instalações esportivas dos Jogos, e também estará presente em produtos licenciados do evento e itens ligados aos Jogos como as medalhas e o pódio.

“Tem Cristo Redentor, Pão de Açúcar. O look tem uma cara de Rio e de Brasil também. Acho que todos os brasileiros vão se reconhecer”, acrescentou a diretora.

Além da marca principal, haverá também submarcas que estarão presentes nas cidades que receberão jogos da competição de futebol. Como de praxe, o futebol em uma Olimpíada não se concentra apenas na cidade-sede.

No caso de 2016, haverá mais 4 sedes além do Rio: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. “Ícones marcantes dessas cidades estão presentes e é também uma homenagem a elas”, disse.