Histórico

Colorado castigado pelas águas

Pelo menos quatro pessoas morreram depois de uma semana de fortes chuvas e inundações no Colorado

Cerca de 1,000 pessoas ficaram isoladas no condado de Larimer, esperando para serem resgatadas pelo helicóptero depois de as chuvas e as nuvens baixas terem impedido o resgate por aviões no domingo (15), disse Shane Del Grosso, comandante da Equipe de Gerenciamento de Incidentes do estado do Colorado. “Levará meses ou até um ano para reconstruir as rodovias e deixá-las nas condições em que estavam no condado de Larimer”, confirmou Del Grosso.

O presidente Barack Obama declarou a área como de desastre no final de semana, e liberou fundos federais e recursos para ajudar o governo estadual e os municípios.

No condado de Boulder, equipes de pesquisa e resgate efetuaram buscas de casa em casa por pessoas presas em suas casas, disse Gabrielle Boerkircher, porta-voz das Equipe de Gerenciamento de Emergência do condado de Boulder. “Nós fomos de carro onde pudemos, mas onde não deu as equipes foram a pé”, revelou Boerkircher.

Uma mulher de 80 anos, cuja casa foi arrastada pela inundação no Big Thompson Canyon, no condado de Larimer, foi a mais recente vítima encontrada morta após uma semana de chuvas initerruptas, disse John Schulz, porta-voz do sheriff. “Ela estava ferida e não conseguiu sair de sua casa, e quando os vizinhos foram ajudá-la, a casa foi levada pelas águas”, contou Schulz. Uma mulher de 60 anos, cuja casa também foi levada pelas águas, foi outra vítima fatal, confirmou a polícia.

Chuvas torrenciais castigaram diversas estradas na região cercada pelos lagos, em alguns casos cortando ao meio comunidades inteiras.
Soldados do Exército e da Guarda Nacional dos EUA resgataram 1,750 pessoas que ficaram isoladas nos vales das montanhas dos condados de Boulder e Larimer, afirmou o porta-voz do Exército, o major Earl Brown.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, a semana começa com chuvas moderadas em todo a região.

Algumas áreas ao longo do corredor urbano do Colorado mediam 17 polegadas de água de chuva nos seis dias de temporal que interrompeu uma área conhecida como Front Range. Isto excede a média anual de precipitação de chuvas em mais de cinco polegadas nesta região semi-árida.

Autoridades do estado ainda no têm ideia do total de perda até que todos os esforços de resgate tenham terminado e as águas refluído, disse Micki Trost, porta-voz Equipe de Gerenciamento de Emergência do estado do Colorado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo