Imigração Notícias

Com abrigos lotados, centenas de migrantes estão sendo soltos nas ruas de El Paso, no Texas

Houve um aumento significativo nas entradas de migrantes nos últimos dias – mais de 1.000 por dia, em média

El Paso, no Texas, convive com super população de migrantes ilegais em seus abrigos (Foto: npr.org)
El Paso, no Texas, convive com super população de migrantes ilegais em seus abrigos (Foto: npr.org)

Grandes grupos de migrantes – formados na grande maioria por homens venezuelanos – foram soltos nas ruas de El Paso nos últimos dois dias por agentes de fiscalização da fronteira, pois os abrigos que normalmente os recebem estão lotados.

E mais libertações nas ruas podem ser necessárias, pois houve um aumento significativo nas entradas de migrantes nos últimos dias – mais de 1.000 por dia, em média.

“À medida que processamos os migrantes sob nossa custódia, faremos isso com o objetivo de tratar todos sob nossa custódia de maneira respeitosa, segura e humana”, disseram funcionários do setor de El Paso da Patrulha de Fronteira dos EUA. “Os migrantes serão libertados provisoriamente perto de abrigos comunitários, abrigos para sem-teto e estações de ônibus em toda a cidade de El Paso.”

Na quarta-feira (7), 133 migrantes venezuelanos foram libertados, confirmaram funcionários da Patrulha de Fronteira sem indicar onde foram deixados.

Três grupos adicionais de mais de 20 foram libertados na tarde de quinta-feira (8), alguns na estação de ônibus Greyhound no centro da cidade. Oficiais da Patrulha de Fronteira não confirmaram o número de imigrantes liberados nas ruas na quinta-feira.

A Patrulha da Fronteira trabalha com o Departamento de Imigração e Alfândega para encontrar espaço em abrigos sem fins lucrativos quando seu Centro de Processamento de El Paso está em sua capacidade máxima.

“Uma vez esgotadas essas opções, são consideradas as liberações provisórias na comunidade”, disse a agência em seu comunicado. Os agentes de fronteira soltaram os migrantes nas ruas pela última vez em maio, quando mais de 100 pessoas foram deixadas na estação de ônibus Tornado, no centro da cidade.

John Martin, diretor do Opportunity Center for the Homeless de El Paso, disse que foi surpreendido por um grupo de cerca de 60 imigrantes que chegaram ao Welcome Center em South El Paso na quarta-feira. O centro pode abrigar pouco mais de 80 pessoas, e havia mais de 100 na quarta-feira, disse ele.

“Não temos uma ideia clara de onde eles foram deixados ou como chegaram aqui”, disse Martin enquanto vasculhava pilhas de papelada para descobrir para onde os migrantes estavam indo. “Ao contrário do que vimos, esses grupos têm vários destinos e isso complica o que podemos fazer por eles.”

Entre seus destinos estavam Colorado, Utah, Flórida, Tennessee, Geórgia, Califórnia, Washington, D.C. e New York.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo