Negócios

Comcast é multada em $2,3 milhões pela FCC

Assinantes reclamaram que a operadora cobrava por serviços e equipamentos não solicitados

Pena imposta pelo FCC à Comcast põe fim a uma investigação que durou dois anos
Pena imposta pelo FCC à Comcast põe fim a uma investigação que durou dois anos

DA REDAÇÃO – A agência federal reguladora das comunicações FCC multou a operadora Comcast em $2,3 milhões porque a gigante da TV a cabo cobrou assinantes por serviços e sistemas que não foram pedidos, como canais extras e caixas decodificadoras suplementares.

A Federal Communications Commission disse que a companhia deveria ter informado claramente o serviço aos assinantes antes de cobrá-los, e ter facilitado a devolução do dinheiro a eles quando comprovado que eles não solicitarm os serviços adicionais.

“É fundamental que uma conta de TV a cabo contenha somente a cobrança pelos serviços e equipamentos solicitados pelo assinante – nada mais ou nada menos”, disse Travis LeBlanc, chefe do departamento de fiscalização do FCC. “Espera-se que todas as operadoras de cabo e telefônicas se responsabilizem pela clareza de suas contas, e que se assegurem de que seus assinantes tenham solicitado os serviços cobrados”.

A Comcast afirmou em nota que vem trabalhando para melhorar seu serviço ao cliente – que tem reputação negativa entre os assinantes – e que os problemas revelados pelo FCC vieram de “erros isolados e mal-entendidos”, e não de uma intenção deliberada de lesar seus 22 milhões de assinantes de TV a cabo.

A pena imposta pelo FCC à Comcast põe fim a uma investigação que durou dois anos. Alguns assinantes reclamaram que foram cobrados por serviços ou equipamentos mesmo depois de terem dito não aos representantes de venda da companhia. A FCC disse que recebeu “várias” reclamações sobre “horas ao telefone e diversas ligações” dos assinantes tentando resolver o problema, e denúncias de “comportamento abusivo e pouco prestativo” dos profissionais do serviço de atendimento ao cliente da Comcast.

A agência reguladora disse que essa foi a maior multa imposta a uma operadora de TV a cabo, embora o valor não vá pesar muito no bolso da Comcast Corp., que divulgou um lucro de mais de $8 bilhões no ano passado. A agência já havia penalizado outras companhias de telecomunicações anteriormente, como a multa de $100 milhões aplicada à AT&T por retardar a velocidade de conexão de dados dos seus assinantes. A operadora de celular entrou com uma apelo contra a decisão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo