Histórico

Começa julgamento de jovem autor de atentado na maratona de Boston

“Dzhokhar

Dzhokhar Tsarnaev

O julgamento do suspeito do duplo atentado à bomba em Boston, Massachusetts, ocorrido durante a maratona da cidade em 2013, Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, começou na segunda-feira (5) e deve se arrastar por semanas.

O duplo atentado de Boston, o mais grave nos Estados Unidos desde os ataques do 11 de setembro de 2001, ocorreu em 15 de abril de 2013, resultou na morte de três pessoas e outras 264 ficaram feridas. O jovem muçulmano de origem chechena é acusado de ter detonado, com o seu irmão mais velho Tamerlan Tsarnaev (que acabou morto durante uma perseguição policial), duas bombas simultâneas de fabricação artesanal perto da linha de chegada da maratona.

Dzhokhar Tsarnaev, que foi acusado formalmente de conspiração e uso de armas de destruição maciça contra pessoas e propriedades, pode ser condenado à morte. No dia 18 de dezembro, o jovem compareceu numa audiência preparatória no tribunal federal de Boston. Djokhar Tsarnaev não era visto em público desde que se declarou não culpado a 10 de julho de 2013.

Na segunda-feira (5) começou a seleção do júri de 12 titulares e seis suplentes. O julgamento poderá durar algumas semanas. Dzhokhar Tsarnaev se declarou inocente de 30 acusações, incluindo conspiração para uso de armas de destruição em massa.

O acusado será representado por uma equipe de cinco advogados, que inclui Judy Clarke, notória por defender clientes condenados à pena capital e evitar que sejam condenados à morte. As autoridades estão preparadas para as tensões que têm aumentado nas audiências preliminares, por causa de protestos e manifestações de apoio a Tsarnaev que está preso na Base de Fort Devens, Massachusetts.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo