Histórico

Começam os estaduais no Brasil

Dois times brasileiros lutam ainda para carimbar seu passaporte para a Copa Libertadores da América

Antonio Tozzi

Flamengo

Depois das férias, as principais equipes brasileiras reiniciaram suas atividades profissionais. Como sempre, a temporada recomeça com os campeonatos estaduais, torneios que já foram muito charmosos mas que atualmente servem apenas para atrapalhar o calendário de preparação dos grandes clubes do país.

A temporada internacional também começou mais cedo para São Paulo e Grêmio, que estão disputando o torneio classificatório para a Copa Libertadores da América. Enquanto o tricolor paulista praticamente garantiu sua participação ao golear o Bolivar, da Bolívia, por 5 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores no Morumbi, na quarta-feira (23), o tricolor gaúcho tem uma missão mais difícil. Após ter sido derrotado na quarta-feira (23) por 1 a 0, em Quito, pela LDU, terá de ganhar por dois gols de diferença para assegurar sua vaga no mais importante torneio interclubes do continente.

O Campeonato Paulista deve ter seu interesse diminuído porque três candidatos ao título terão as atenções voltadas para a Libertadores da América: Corinthians (atual campeão), Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil, e São Paulo, que está praticamente classificado. Assim, aumentam as chances de o Santos sagrar-se tetracampeão, uma vez que é o atual tricampeão e está focado apenas nesta competição. Se conquistarem o torneio, Neymar e seus companheiros terão conseguido algo que nenhuma outra equipe do estado conseguiu, nem mesmo o próprio Santos de Pelé & cia.

O Paulistão está sendo disputado por 20 equipes – Atlético Sorocaba, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Corinthians, Guarani, Ituano, Linense, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste de Itápolis, Palmeiras, Paulista de Jundiaí, Penapolense, Ponte Preta, Santos, São Bernardo, São Caetano, São Paulo, União Barbarense e XV de Piracicaba -, e o regulamento prevê que as oito melhores classificadas disputarão o título, enquanto as quatro piores serão rebaixadas para a série A2, onde se encontra a Portuguesa de Desportos.

O Cariocão é disputado por 16 equipes, divididas em duas chaves de oito times cada. Os dois melhores de cada grupo disputam a Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno carioca. O vencedor fica automaticamente classificado para disputar a final do Campeonato Carioca, com o campeão da Taça Rio, que vale como o segundo turno da competição. As equipes que estão disputando o Cariocão são Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria, Quissamã, Resende, Vasco da Gama e Volta Redonda.

O Gauchão, que começou no último final de semana é disputado nos moldes do Cariocão, mudam apenas os nomes das taças. O primeiro turno do Campeonato Gaúcho chama-se Taça Piratini, enquanto o segundo turno tem o nome de Taça Farroupilha. Disputam o torneio, as seguintes equipes: Brasil de Pelotas, Canoas, Caxias, Cerâmica, Cruzeiro RS, Esportivo de Bento Gonçalves, Grêmio, Internacional, Juventude, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz RS, São José, São Luiz e Veranópolis.

O Campeonato Mineiro, que começa no dia 2 de fevereiro, tem 12 equipes na principal divisão – América TO, América MG, Araxá, Atlético Mineiro, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani MG, Nacional MG, Tombense, Tupi MG e Vila Nova. Os quatro primeiros colocados disputam o título, enquanto os dois piores serão rebaixados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo