Negócios

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualiza política de prevenção à lavagem de dinheiro

Resolução trata também de financiamento ao terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa

De acordo com a CVM, o texto traz uma alteração na lista de pessoas politicamente expostas para fins de aplicação da política (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Banco Central do Brasil divulga previsões do mercado financeiro. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualizou a sua política de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP).

A Resolução nº 50/2021 foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União e faz parte da revisão e atualização que a entidade está promovendo em suas normas. Nessa semana, são oito novas resoluções publicadas.

Entre as ações preventivas definidas pela resolução estão a identificação e o cadastro de clientes no âmbito do mercado de valores mobiliários, assim como as diligências contínuas visando à coleta de informações suplementares e, em especial, à identificação de seus beneficiários finais. O monitoramento, a análise e comunicação das operações, bem como o registro e manutenção de arquivos também são disciplinados pela norma.

O mercado de valores mobiliários é o segmento do sistema financeiro que viabiliza a transferência de recursos de maneira direta entre os agentes econômicos. As operações envolvem, por exemplo, ações, debêntures e quotas de fundos de investimento, que estão sujeitas ao monitoramento da CVM.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo