Histórico

Comunidade veste verde e amarelo neste fim de semana

De norte a sul dos Estados Unidos, festas celebram a independência do Brasil

Não é por falta de opções que os brasileiros vão se privar de comemorar a independência do Brasil, a data mais importante do nosso calendário, mesmo distantes do país natal. Aqui nos Estados Unidos, de norte a sul, o 7 de setembro – que este ano está no calendário justamente no fim de semana do Labor Day americano – será lembrado pela comunidade… de verde e amarelo.

A principal atração, claro, é o Brazilian Day de New York, a maior festa brasileira fora do território nacional. Mais de um milhão de pessoas estarão nas ruas de Manhattan neste domingo (5 de setembro) para curtir shows de Zezé di Camargo & Luciano, Carlinhos Brown e Margareth Menezes, que cantará o Hino Nacional. Em sua 26ª edição, o evento vai tomar conta da chamada Little Brazil (próximo à Rua 46) e levar os brasileiros para mais perto de “casa”.

O onipresente Luciano Huck será o apresentador da programação, que terá ainda o DJ Marlboro, um dos precursores do funk carioca, num dos palcos. Grupos de samba e suas mulatas, bandas locais e DJs – entre eles Ray Briones, Rodrigo Vieira, Marcos Carnaval e Luis Campos – vão animar o domingo na Big Apple, com uma mistura de sons variados que vão desde a música eletrônica até o sertanejo.

Muitos brasileiros se organizaram para participar da festa e estão saindo em caravanas de todos os lugares da América. A entrada é franca e a programação vai de 11am às 6pm, com dezenas de barracas de produtos e serviços brasileiros. Os interessados ainda podem garantir espaço na área VIP, obtendo mais informações pelo site www.brazilianday.com.

Em Boston, a grande atração é o 15º Festival da Independência, cujo tema é ‘Venha Pintar o 7’, e se estende até o dia 12 de setembro. O evento tem como objetivo destacar a nossa cultura e começará com o hasteamento da bandeira brasileira em frente à prefeitura de Boston, no dia 5, ao meio dia. A programação tem ainda a exibição de um filme (Edifício Master, documentário de Eduardo Coutinho) e concerto de bossa nova reunindo a cantora Teresa Inês e o percussionista Marcus Santos, em Framingham.

O festival terá um dia inteiro 9domingo 12 de setembro) de atividades para todas as idades, incluindo apresentações de capoeira, show de forró e venda de comidas típicas. Será no DCR Herter Park, em Boston (Soldier’s Field Road). Confira a programação completa no site www.verdeamarelo.org/festival.

Quem não quiser sair do sul da Flórida, porém, não vai ficar sem comemorar. Aqui na nossa região há uma série de eventos programados para o fim de semana. Um deles é o 2º Dia da Independência Brasileira de Boca Raton, organizado pela Boca Glades Brazilian Fellowship. Será também no dia 5 de setembro (domingo), com barraquinhas de comidas típicas de vários estados brasileiros e muitas atrações para a comunidade. Serão momentos de confraternização, em que não faltarão brincadeiras e recreação para a criançada, shows de música e o melhor da cultura brasileira. O evento é 100% beneficente e todo o dinheiro arrecadado nos estandes será usado nos programas comunitários mantidos pela Igreja. A festa começa às 5pm e a Boca Glades fica no número 10101 da Judge Winikoff Road, na esquina da 441 (State Road 7), próximo ao mall do Picanha Brazil.

No mesmo dia, só que pela manhã, o Broward Center for the Performing Arts vai confirmar sua tradição brasileira e receberá a comunidade para um delicioso brunch com pratos quentes, frios, doces e frutas. A comemoração da independência terá ainda um show do Clube do Choro, como acompanhamento perfeito para o bufê, que custa apenas 19,95 dólares. Detalhes estão disponíveis no site www.browardcenter.org ou pelo telefone (954) 462-0222. Lembre-se, o brunch começa às 10:45am.

No Café Mineiro, a pedida é o Pagodão da Independência, com o grupo Samba RJ. Duas noites com muita batucada e mulatas, com entrada a apenas cinco dólares. O agito começa às 9pm e o Café Mineiro fica em Deerfield Beach (800 S Federal Highway). Ligue para (954) 426-1106 para fazer a reserva. Já no dia 11 acontecerá o 2010 o Jantar de Gala da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), no Ritz-Carlton Hotel, em Coconut Grove. A festa terá show da cantora Rose Max e apresentação do DJ Fred.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo