Histórico

Conferência ‘Brasileiros no Mundo’ marcada para a primeira semana de outubro

Brasília sediará o quarto encontro com representantes brasileiros no Exterior

Projeto que se tornou realidade, a Conferência “Brasileiros no Mundo” (CBM) já está em sua quarta edição. Este ano, a reunião está programada para os dias 5, 6 e 7 de outubro na capital federal, ocasião em que o governo brasileiro prestará contas de suas ações em benefício dos brasileiros no Exterior e debaterá as questões pendentes.

Ao anunciar com quatro meses de antecedência a próxima conferência, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) atende a um pedido da comunidade brasileira, que pode planejar a ida a Brasília, e aos objetivos do MRE de assegurar ampla participação da diáspora brasileira.

Esse encontro terá um sabor especial por ser a primeira edição com o Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior, empossado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro passado, já bastante ativo. O evento é o principal fórum de debate sobre a política governamental para as comunidades brasileiras no Exterior e reúne autoridades, lideranças comunitárias e estudiosos do tema.

Português como língua de herança

Na esteira da diáspora brasileira, crianças e adolescentes que vivem em outros países e são filhos de pais brasileiros vêm familiarizando-se mais com a cultura de nosso país. E não há melhor ferramenta para isto do que o idioma português como língua de herança.

Diante dessa nova realidade e também do interesse de crianças de outras nacionalidades em aprender o português -, o Consulado Geral do Brasil em São Francisco lança, entre 17 e 19 de junho, um projeto-piloto de um Programa de Formação continuada de Professores de Português como Língua de Herança. A iniciativa é do Departamento Cultural do MRE.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo