Comunidade Histórico

Conferência do Itamaraty busca canal permanente com emigrantes

Evento ‘Brasileiros no Mundo’ acontece no Rio de Janeiro para integrar governo e os mais de três milhões conterrâneos espalhados pelo mundo

Termina nesta sexta-feira a conferência do Itamaraty cujo objetivo principal é o de estabelecer um canal permanente entre o governo federal e os mais de três milhões de brasileiros que vivem no exterior. Durante três dias, o encontro ‘Brasileiros no Mundo’ reuniu lideranças e representantes de nossas comunidades espalhadas por diversos países, especialmente dos Estados Unidos, de onde partiu a maior comitiva de emigrantes. Mesmo quem não pôde comparecer ao evento tem a possibilidade de acompanhar os debates pela Internet, através do site www.funag.evento.tv.br.

A reunião começou na quarta-feira, sob a coordenação do embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário geral das Comunidades Brasileiras no Exterior. No primeiro dia, as discussões foram divididas por região e, numa segunda etapa, os painéis abordaram quatro temas principais: Educação e Cultura; Trabalho, Previdência e Saúde; Serviços Consulares e Regulamentação Migratória; e Representação Política.
Os organizadores fizeram questão de esclarecer que nos debates não haveria distinção entre indocumentados e legalizados.

Não tratamos de forma diferente os que estão legalizados e os que por alguma razão estão em situação irregular. São todos brasileiros que moram fora do país”, disse o diretor do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, embaixador Eduardo Gradilone. A transmissão via Internet foi possível graças à Fundação Alexandre de Gusmão.

Na próxima edição, o AcheiUSA vai publicar a matéria completa sobre as conclusões extraídas dos três dias do encontro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo