Histórico

Conhecendo a América de carro

Brasileiros vão de New Jersey a Belo Horizonte, passando por 12 países. Leitores podem acompanhar a aventura no AcheiUSA

Os mineiros Ricardo Cesar e Carla Ferreira começaram a concretizar o sonho de vida, alimentado em conjunto por anos. O casal saiu de New Jersey na quarta-feira (dia 3 de junho) e vai atravessar 12 países até chegar ao destino, a cidade de Belo Horizonte, provavelmente dentro de 35 dias. Neste período eles querem percorrer 13 mil milhas, tentando conhecer a cultura e pontos turísticos de uma América fascinante e desconhecida. Os leitores do AcheiUSA poderão acompanhar a aventura continental nas páginas do jornal e no site www.acheiusa.com.

Dirigindo um Land Rover e se revezando na direção, Ricardo e Carla passaram pela Flórida para visitar uma prima, saindo um pouco do planejamento inicial. Aqui, eles refizeram o trajeto, que cortou alguns trechos no México, em virtude da Gripe Suína. “Gostaríamos muito de percorrer várias cidades mexicanas, mas agora apenas vamos passar pelo país”, explicou Ricardo, que é engenheiro ambiental. O México, aliás, é o único país de todo o percurso que exige visto na fronteira, mas eles sabem que vão enfrentar a conhecida burocracia latino-americana nos outros trechos. “Estamos preparados para o que der e vier”, disse a arquiteta Cristina, em referência às dificuldades que certamente encontrarão para conseguir a autorização para transitar nos outros países – Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador e Peru.

A viagem foi desejada desde quando eles vieram para a América, há quase cinco anos, para estudar. “Já chegamos aqui com o pensamento que a volta para Belo Horizonte seria de carro”, lembra Ricardo, ressaltando que somente nos últimos 10 meses o roteiro foi ganhando forma. Para enfrentar os eventuais problemas, o veículo com tração nas quatro rodas está equipado com GPS, tanque extra de combustível e até uma mini-geladeira, que será constantemente abastecida. Estrada, só durante o dia. Carla destacou que eles estão ansiosos para ver de perto os vulcões da Costa Rica, conhecer os museus a céu aberto do Peru e reencontrar amigos na Colômbia.

Mas engana-se quem pensa que esta é a primeira aventura do casal. Antes de se conhecerem, há oito anos, eles já haviam participado de passeios, digamos, exóticos: ele atravessou parte da Transamericana (que corta a América do Sul/Central) com amigos em um ônibus e ela foi com a família por uma viagem de três meses por pelo menos 15 estados brasileiros, a bordo de um Opala.

A aventura, desta vez, é patrocinada pela Nova Tração Minas Gerais S/A, uma empresa recuperadora de pneus de grandes máquinas. E tudo o que acontecer nestes próximos 40 dias provavelmente vai virar um livro, com o registro fotográfico das belezas de um continente que é marcado pelos contrastes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo