Local

Conselho de Medicina da Flórida emite ordem para frear mortes por cirurgia do bumbum brasileiro

Só em 2021, oito mulheres morreram no sul da Flórida após passar pelo procedimento estético; cirurgia, que usa enxerto de gordura nas nádegas, é uma das mais arriscadas, dizem especialistas

Em 2019, o Conselho já havia tentado regulamentar o BBL (foto: Pixabay)

O Conselho de Medicina da Flórida emitiu uma ordem de emergência na sexta-feira (3) que busca frear as mortes de mulheres que se submetem à popular cirurgia estética do Brazilian Butt Lift (BBL). De acordo com o órgão, nos últimos cinco anos, 19 pacientes morreram ao realizarem o procedimento que consiste em retirar gordura de uma parte do corpo e injetar nas nádegas. Segundo especialistas, este é o tipo de procedimento estético mais perigoso que existe no mercado.

Em 2019, o Conselho já havia tentado regulamentar o BBL, estabelecendo uma regra que proíbe os cirurgiões de injetarem a gordura no músculo. Segundo o cirurgião licenciado Pat Pazmiño, enxertar o produto lipoaspirado na região muscular aumenta o risco de embolia pulmonar. O certo, segundo ele, é aplicar a gordura na região subcutânea.

“Em 2021, oito mulheres morreram no sul da Flórida de embolia após a plástica do bumbum brasileiro”, disse Pazmiño ao canal NBC News. “Acredito que havia uma alta demanda reprimida no pós-pandemia”, completou.

Ele também alerta que a alta e lucrativa também levou a um crescimento no número de médicos não especializados neste tipo de tratamento. Em média, a cirugia do bumbum brasileiro custa entre quatro e seis mil dólares. Alguns profissionais, chegaram a realizar sete cirurgias por dia no ano passado, apenas na área de Miami.

Além de reforçar a fiscalização dos cirurgiões que operam o BBL, o Conselho de Medicina passa a proibir um médico de fazer mais de três cirurgias por dia, citando evidências de que a fadiga pode afetar o desempenho. A ordem de emergência tem validade de 90 dias e o Conselho já antecipou que vai buscar a prorrogação deste prazo. O grupo também determinou o uso ultrassom durante todo o procedimento operatório para monitorar a injeção de gordura no músculo. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo