Histórico

Consulado do Brasil em Miami adverte brasileiros sobre furtos na Flórida

Em 2012, 117 pessoas foram ao consulado brasileiro em Miami pedindo ajuda

O Consulado-Geral do Brasil em Miami registrou em 2012, 117 casos de brasileiros que tiveram seus pertences furtados durante viagem de férias a Flórida. O número é um pouco menor do que o registrado em 2011, quando foram 126 ocorrências comunicadas ao serviço de assistência ao brasileiro. Em geral é um furto a cada três dias.

Se comparado ao número de pessoas vindas do Brasil ao Estado a estatística não é de se alarmar. No entanto, o consulado alerta que cuidados simples poderiam ajudar os brasileiros a evitar o transtorno de perder os documentos durante uma viagem de férias.

Segundo dados da Visit Florida organização vinculada ao governo estadual o estado recebeu 1.466.000 brasileiros em 2011, sendo que o condado de Miami-Dade teria recebido 634.155 turistas brasileiros o maior fluxo de turistas no Condado, conforme o Greater Miami Convention and Visitors Bureau. Em 2012, embora os números oficiais ainda não tenham sido confirmados, estima-se que em torno 1,5 milhões de brasileiros tenham viajado ao estado.

O Consulado-Geral presta assistência aos brasileiros envolvidos nessas ocorrências, mas alerta que é sempre importante ter em mente que as principais vítimas de furtos são pessoas desavisadas e desatentas. De acordo com informações prestadas ao Consulado-Geral pelos brasileiros vítimas de furtos, os lugares em que isso ocorrem com maior frequência são aqueles de grande concentração de pessoas, como parques temáticos e atrações turísticas, hotéis e grandes centros de compra.

Neste último caso, são comuns as ocorrências em que cidadãos brasileiros têm furtados seus pertences deixados dentro de veículos de aluguel, estacionados ao ar livre ou em estacionamentos pagos.

Em caso de furto, recomenda-se contato imediato com a polícia local para registro de queixa (file a report, nome em inglês), bem como comunicação com o Consulado-Geral, em especial com vistas à eventual reposição emergencial de documentos de viagem. Tão logo retorne ao Brasil, a vítima deve comunicar o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos objeto do furto.

Uma dica importante, divulgada pelo consulado é manter cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. As cópias poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem em caso de furtos.

Serviço

Consulado-Geral do Brasil em Miami
Endereço: 80 SW 8th Street – 26th Floor, Miami, FL 33130-3004
Site: miami.itamaraty.gov.br
Setor de assistência a brasileiros (de segunda à sexta-feira, das 9:00 às 17:00):
Telefone: (305) 285- 6251 / (305) 285-6208
E-mail: assistência.miami@itamaraty.gov.br
Emergência: Nos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente, o Consulado-Geral mantém serviço de plantão, exclusivamente para os casos de comprovada emergência (falecimento, hospitalização, prisão e outros).
Telefones de emergência: (305) 801-6202 e (305) 801-6201

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo